Brasil fará campanha para mostrar aos haitianos os riscos da imigração ilegal

cidadania

Arquivo/ABr

Milhares de haitianos chegam à cidade de Brasileia, no Acre, à procura de trabalho

Brasília – Em reunião realizada hoje (15), em Brasília, Brasil e Haiti comprometeram-se a realizar campanhas de esclarecimento aos haitianos sobre os riscos da imigração ilegal, nas quais serão destacados os benefícios das vias legais de imigração.

Representantes de Bolívia, Colômbia, do Equador, Peru e da República Dominicana também estiveram na reunião e concordaram em cooperar com a medida, uma vez que as rotas alternativas passam por esses países.

Para estimular o uso de rotas legais de imigração, a campanha lembrará os custos e riscos de entrar no Brasil ilegalmente. Também será mencionado o fim do limite anual para emissão de vistos a haitianos que desejam entrar no Brasil, conforme Resolução Normativa 102, de 2013, do Conselho Nacional de Imigração.

Os países participantes também concordaram em trocar informações sobre as rotas alternativas utilizadas por redes criminosas de imigração. O Ministério da Justiça, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência estiveram presentes para discutir a questão. Nenhum acordo, no entanto, foi assinado no encontro.