em são paulo

Evento de inovação vai debater alimentação e agricultura nesta quinta

Além dos debates sobre iniciativas de pequenos produtores para combater o desperdício alimentar e projetos de agricultura urbana, será realizada uma exposição de produtos da economia solidária

divulgação

A 3ª Arena da Inovação de São Paulo vai ocorrer amanhã (20), a partir das 11h, no Centro Cultural São Paulo

São Paulo – Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a 3ª Arena da Inovação de São Paulo, que vai ocorrer amanhã (20), a partir das 11h, no Centro Cultural São Paulo, terá como tema a nutrição e a agricultura sustentável para o desenvolvimento local, a partir de projetos realizados no Programa Vai Tec, da prefeitura de São Paulo. Serão realizados três debates, mostrando iniciativas de pequenos produtores que ajudam a combater o desperdício alimentar, projetos apoiados pelo Vai Tec de produção de alimentos orgânicos e projetos de agricultura urbana.

A primeira mesa vai discutir o tema “Nutrição, Excedente, Escassez e Desperdício”. Vão participar duas ganhadoras do Projeto Vai TEC: Luciana Heuko do C.E.B.O.L.A. e Aline Amorim Souza do Portal da Xepá. Susana Prizendt, do Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo; Eliana Martins, do Banco de Alimentos; e Karen Leal da Silva, do Programa Mesa Brasil do Sesc, completam a mesa. A ideia é mostrar ações de pequenos produtores para o aproveitamento de todas as partes de um único ingrediente para preparar diversos pratos.

Os projetos Orgânicos no Prato, representado por Vinicius Nascimento, e Da Cisterna ao Jardim, de Antônio Paulo de Araújo Jr., vão compor a mesa sobre “Agricultura Familiar Empreendedora e Desenvolvimento Local”. Também vão participar Marina Esposito, do Agroapp; Luiz Henrique Bambini, assessor do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação; e Lia Goes, agente de Desenvolvimento Local da Adesampa em Parelheiros.

A mesa final, com o tema “Agricultura Urbana”, contará com a presença de Edson Santos de Oliveira, do projeto Planta Periferia; Regina Chaves, do CBAU; Vilma Vilarinho, do Tomatinhos Urbanos, serão os representantes do Vai Tec na última mesa, que também será composta por Pedro Almeida, da Associação de Agricultores da Zona Leste; Professor Diamantino Pereira, da Universidade de São Paulo (USP).

Além dos debates, será realizada uma exposição de produtos de empreendimentos da economia solidária, organizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE). A exposição contará com produtos de 23 empreendimentos e duas redes solidárias inseridas no projeto “Economia Solidária SP como Estratégia de Desenvolvimento” da secretaria. Serão itens como cadernos, bolsas com aproveitamento de botões, mandalas, lixeirinhas para carro e descansos de panela feitos de patchwork e colares, entre outros.