são paulo

Após experiência no Itaim Paulista, Ação Integrada é levada a toda a cidade

Projeto iniciado no bairro da zona leste leva serviços de zeladoria e políticas públicas a demais regiões carentes da cidade

Cesar Ogata/SECOM

Nádia Campeão: “Bom método para atender à população mais de perto, fazendo ações conjuntas de todas as secretarias”

São Paulo – A urbanista e professora da escola municipal de Administração Pública de São Paulo Rosana Kept, em entrevista hoje (22) à repórter Anelize Moreira, da Rádio Brasil Atual, diz que a Ação Integrada – Prefeitura no Bairro, em sua 15ª edição e prestes a completar um ano, tem como objetivo intensificar os atendimentos sociais aos moradores do Itaim Paulista, bairro da zona leste de São Paulo. “O Itaim Paulista é uma região com problemas dramáticos, todos os indicadores sociais são desfavoráveis, então houve a ideia de sinergia, fazendo a articulação dos setores técnicos e políticos, convidado outras instâncias de governo, dentro e fora da prefeitura, para somar às políticas públicas.”

A ação leva serviços de zeladoria e políticas públicas a regiões carentes de São Paulo que possuem um alto índice de vulnerabilidade social. O projeto nasceu no Itaim Paulista e está sendo expandido por outros bairros da cidade.

O subprefeito de Itaim Paulista e idealizador da Ação Integrada, Miguel Gianetti, conta que foi motivado pela carência de políticas públicas no bairro. “Eu resolvi fazer uma gestão que combinasse serviços de zeladoria urbana com políticas públicas. Dividimos a região em dois setores e ficamos cerca de 30 dias em cada setor, e casamos as duas coisas, por isso se chama Ação Integrada.”

Mais de 150 serviços são oferecidos pelas secretarias municipais, como a emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para vagas de emprego, cadastro em programas sociais municipais e atividades de lazer e cultura. Segundo a moradora do bairro Sônia Cipriano, a atuação do projeto é positiva. “A Ação Integrada é tudo de bom para nós, porque trouxe todos os serviços ao bairro.”

O projeto do Itaim Paulista incentivou a prefeitura de São Paulo a expandir a proposta para outros locais da cidade, e passou a receber o nome de “Ação Integrada – Prefeitura no Bairro”, como explica a vice-prefeita, Nádia Campeão. “Baseamo-nos em duas experiências importantes: a da subprefeitura de Itaim Paulista, que utiliza o método de trabalho de forma permanente, e da CET, que fica com um posto avançado durante um tempo fixo em um determinado bairro, e ali ela faz toda a implementação do projeto de atendimento ouvindo as reivindicações dos moradores. Somando as duas experiências, vimos que era um bom método para atender à população mais de perto, fazendo ações conjuntas de todas as secretarias.”

Rosana destaca que a Ação Integrada tornou-se exemplo de boas práticas. “Eu soube da Ação Integrada e pedi para fazerem uma apresentação aqui na escola, para identificar como um caso de boas práticas e disseminar entre os alunos. Integrar ações no setor público não é uma coisa trivial.”

Ouça a reportagem de Anelize Moreira à Rádio Brasil Atual