Desigualdade e fome

Políticas de transferência de renda ganham mais força na agenda de Lula e Alckmin

Embora conste do item 20 das diretrizes do programa de governo da pré-candidatura à Presidência da República, o fortalecimento dessas políticas continua sendo debatido entre a coordenação da campanha e a sociedade

Arquivo/ABR
Arquivo/ABR
Setores da sociedade buscam caminhos para um país menos desigual e livre da fome, que atualmente afeta pelo menos 33 milhões de pessoas no Brasil

São Paulo – O fortalecimento de programas de transferência de renda ganha maior espaço no programa de governo da pré-candidatura de Lula (PT) e Alckmin (PSB)a presidência da República. O tema vem sendo discutido por representantes dos sete partidos que integram o movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (PT, PSB, PV, PCdoB, PSOL, Rede e Solidariedade) e a Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB). Há o consenso também que de que a ênfase maior desses programas tem de ser na criança e no adolescente.

Essa busca de caminhos para um país menos desigual e livre da fome, que atualmente afeta pelo três em cada 10 pessoas no Brasil, foi a tônica da reunião desta terça-feira (5) entre integrantes do comitê executivo da RBRB, entre eles o presidente Leandro Ferreira, e o presidente de honra, Eduardo Suplicy. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, da coordenação do programa de governo, também participou.

A reconstrução dos programas de transferência de renda consta do item 20 das diretrizes do programa de Lula e Alckmin. De acordo com Mercadante, é preciso renovar, ampliar e implementar o programa Bolsa Família com urgência. Só assim será possível garantir renda compatível com as atuais necessidades da população.

Lula e Alckmin receberam mais de 9 mil propostas

“Um programa que recupere as principais características do projeto que se tornou referência mundial de combate à fome e ao trabalho infantil. E que inove ainda mais na ampliação da garantia de cidadania para os mais vulneráveis. Um programa que, orientado por princípios de cobertura crescente, baseados em patamares adequados de renda, viabilizará a transição por etapas. Rumo a um sistema universal e uma renda básica de cidadania”.

O programa de governo do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil recebe propostas dos Núcleos de Acompanhamento de Políticas Públicas ligados à Fundação Perseu Abramo, dos partidos que integram o movimento, das Mesas de Diálogo e através da plataforma digital do programa.

A plataforma digital Juntos pelo Brasil recebeu cerca de nove mil propostas para reconstruir e transformar o país. Mais de 40 mil pessoas visitaram o site da plataforma, com mais 150 mil visualizações das propostas. Foram feitos oito mil downloads das diretrizes para o debate do programa de governo de Lula e Alckmin á Presidência da República.