eleições 2018

‘Festivote’ apresenta iniciativas para fortalecer a democracia nas eleições

Evento gratuito neste domingo (19) reúne ações de grupos que articulam o Pacto pela Democracia propondo compromissos para candidatos, organizações e cidadãos

Pacto pela Democracia

Organizações também promoveram encontros para promover o pacto em São Paulo e no Rio de Janeiro este ano

São Paulo – Preocupadas com a chegada das eleições em um cenário de polarização violenta do debate político, intolerância e descrédito das instituições, 73 organizações articulam um festival para discutir iniciativas de fortalecimento da democracia, fiscalização das campanhas, combate às fakenews, comprometimento de candidatos, entre outros temas.

O Festivote acontece no domingo (19), das 14h às 20h, na Casa Baixo Augusta, R. Rêgo Freitas, 553 – República, em São Paulo. “A sociedade civil brasileira tem criado iniciativas relevantes para melhorar a experiência do cidadão, no exercício de seu papel enquanto eleitor, com o objetivo de qualificar a corrida eleitoral em seus mais diversos aspectos”, diz a convocação do evento.

Para participar, é necessário se inscrever por meio do site do Pacto pela Democracia. As entidades ressaltam o caráter apartidário do evento, garantindo que ele não servirá de palanque para candidatos ou qualquer outro tipo de interesse privado. “O foco é a utilidade pública, a garantia de que cada um de nós encontre inspiração para mudar a forma de encarar a política, as eleições e este momento decisivo no Brasil”, defendem.

Entre as organizações estão a Rede Nossa São Paulo, a Conectas Direitos Humanos, a Frente Favela Brasil, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). O pacto propõe três termos de compromisso sobre as eleições de 2018, para cidadãos, organizações e candidatos.

“Cada um e cada uma, cada cidadão, grupo, organização e voz entre nós pode contribuir nessa construção. Ela, por sua vez, depende hoje mais do que nunca de nossa ação.O Pacto pela Democracia é um chamado a todos na sociedade brasileira identificados com isso, para a expressão conjunta do nosso compromisso com a defesa da construção democrática entre nós, refazendo as vias para o país que precisamos”, argumentam as organizações.

Além do Festivote as organizações já promoveram dois atos Dia pela Democracia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com reuniões públicas para divulgar as ideias de defesa da democracia do pacto. 

Entre os compromissos propostos aos candidatos estão: zelar pela ética e pela legalidade no processo eleitoral e na ação pública, realizando campanhas transparentes, sem fake news; apresentar programas, propostas e ideias claras; incentivar a participação cidadã nas eleições; comprometer-se com o enfrentamento a todas as formas de discriminação e violência no ambiente político e com a defesa de uma reforma efetiva do nosso sistema político.

Às organizações é solicitado principalmente que contribuam para o monitoramento e a qualidade do processo eleitoral, no combate às fake news e na defesa da participação da população nas eleições. Com os cidadãos, a maior preocupação é com a verificação das informações difundidas e o conhecimento de candidatos e propostas.

“O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Poucas vezes as instituições estiveram tão desgastadas para lidar com conflitos e produzir mudanças. A soma dessas três dimensões envenena crescentemente a arena coletiva, colocando em risco a nossa capacidade de trabalhar pelas soluções que o país tanto precisa”, propõem os grupos.

Leia também

Últimas notícias