Observatório

Abrinq atualiza plataforma de olho nas políticas para crianças nas eleições municipais

Ferramenta foi atualizada com inclusão de dados municipais de índices sociais relacionados à infância e deve auxiliar no aprimoramento de políticas públicas e na escolha dos gestores municipais

reprodução/Abrinq

Plataforma permite comparar o desenvolvimento de municípios em 24 temas relacionados à infância

São Paulo – A Fundação Abrinq inclui a partir de hoje (16) os dados municipais na sua plataforma virtual de consulta dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência, o Observatório da Criança e do Adolescente. São dados e números compilados de fontes públicas e privadas apresentados em 24 eixos temáticos, que passam por educação, saúde, violência, trabalho infantil, dentre outros, que agora contam com detalhamento específico para cada um dos 5.570 município do país.

A inclusão do detalhamento local foi apresentado justamente no dia em que têm início as campanhas eleitorais municipais, que serão decididas em outubro próximo. A plataforma, que existe desde o ano passado, deve servir como ferramenta de controle social para auxiliar as pessoas na escolha dos gestores municipais, em outubro próximo.

O que queremos é auxiliar nessa escolha, que as pessoas possam olhar os desafios da infância nos seus municípios e questionar os candidatos sobre as propostas para resolver essas questões e problemas sociais que afetam a criança e o adolescente”, afirmou Heloísa Oliveira, administradora-executiva da Fundação Abrinq, durante o lançamento da plataforma, realizado por conferência virtual através do Youtube.

Ela lembrou ainda que é nos municípios que se materializa a maior parte das políticas públicas voltadas para os mais novos e que o Observatório pode auxiliar na melhoria dessas políticas.

Na plataforma, além de consultar os dados para cada município, é possível estabelecer comparativos entre cidades e também com a média nacional para um determinado índice. Além do Observatório da Criança e do Adolescente, a Abrinq tem a Agenda Legislativa, que faz o acompanhamento dos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que afetam diretamente os direitos da população infantil.



Leia também

Últimas notícias