Cimi lança relatório de violência contra povos indígenas

Conflito das terras

Telma Monteiro/Cimi

Levantamento do Cimi abrange violências como assassinatos,colapso da saúde e baixo orçamento

São Paulo – O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança na quinta-feira (27) o relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”. O levantamento, com dados de 2012, abrange diversas categorias de violência contra povos e comunidades de todo o país: assassinatos, número crescente de suicídios, colapso da saúde e baixa execução orçamentária para demarcação de terras.

Outro tema no levantamento do Cimi se refere ao conflito de terra, envolvendo a violência praticada contra povos em situação de isolamento, além da demora na demarcação de terras indígenas e os assassinatos/ameaças de morte decorrentes do conflito.

O relatório traz também o caso da Operação Eldorado, ocorrido em 2012, que levou agentes da Polícia Federal e soldados da Força Nacional para a aldeia Teles Pires, do povo Munduruku, no Pará. O caso culminou no assassinato do indígena Adenilson Kirixi Munduruku, crime que permanece impune.

O lançamento do relatório do Cimi será feito na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, às 9h.

Leia também

Últimas notícias