Levante promove no Rio ‘esculacho’ contra torturador de jornalista

Jovens foram até a casa do ex-torturador, na zona sul do Rio de Janeiro (Foto: Paulo Rodrigo Iannone/Creative Commons) São Paulo – Juventude e movimentos sociais fizeram hoje (19) mais […]

Jovens foram até a casa do ex-torturador, na zona sul do Rio de Janeiro (Foto: Paulo Rodrigo Iannone/Creative Commons)

São Paulo – Juventude e movimentos sociais fizeram hoje (19) mais um ato de “esculacho”. O alvo da vez foi Dulene Aleixo Garcez dos Reis que, segundo o movimento, participou de tortura contra o jornalista Mario Alves, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) à época. 

A atividade foi organizada por ativistas do Levante Popular da Juventude, em conjunto com a Articulação Nacional pela Memória, Verdade e Justiça e da Via Campesina. A ação ocorreu durante a Cúpula dos Povos, atividade paralela à Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Rio+20.

Pela manhã, os jovens foram até a frente da casa do ex-torturador, na zona sul do Rio de Janeiro, para realizar os protestos. Segundo o Levante, Dulene chegou atuar, em 1970, na Infantaria do Exército e, no ano seguinte, no Batalhão de Infantaria Blindada de Barra Mansa (município no sul do Rio). 

Segundo Júnior Rocha, do movimento Levante, esse foi o primeiro “esculacho” em conjunto com outros movimentos e divulgado previamente. “Nesse momento, queremos também dar visibilidade para a importância da Comissão da Verdade e da revisão da Lei da Anistia”, disse. “A tendência é que os esculachos continuem em todo o Brasil, com a participação da juventude e de todos os setores da sociedade. Queremos avançar cada vez mais”, afirmou.

Leia também

Últimas notícias