Vinte e seis mil professores devem ensinar espanhol na rede pública até 2010, estima Haddad

Acordo com Instituto Cervantes pretende uma maior integração entre os países através da língua espanhola

Maria Teresa Fernandez de La Vega, vice-presidente do Instituto Cervantes (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou na manhã dessa terça-feira (4) acordo com o Instituto Cervantes, da Espanha, para formação de professores de espanhol, que vão ensinar o idioma nas escolas públicas brasileiras. A instituição mantém centros de ensino do idioma em diversos estados.

Segundo Haddad, a parceria vai “potencializar cooperação que já existe com o MEC, permitindo que a partir do próximo ano os estudantes que quiserem aprender espanhol tenham o aprendizado disponibilizado em todo o país”.

A Lei nº 11.161, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2005, prevê que as escolas de ensino médio serão obrigadas, a partir do próximo ano, a oferecer o ensino do idioma. Até 2010, 26 mil professores de espanhol deverão dar aulas nas escolas públicas do país.

O ministro da Educação destacou, em entrevista, que o acordo, assinado na presença da vice-presidente do governo espanhol, Maria Teresa Fernandez de La Vega, é muito importante para o Brasil, que tem dificuldade para a formação de professores.

“A educação a distância, pela internet, com a instalação de banda larga em todas as escolas, prevista para o próximo ano, vai facilitar a integração do Brasil com o continente, e isso tem de começar pela educação e cultura. Se quisermos um continente integrado, temos que nos reconhecer pelo domínio do idioma falado nos países vizinhos”, acrescentou Haddad.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias