Seminário da Jornada das Margaridas discute direitos das mulheres

Vários eventos serão realizados com o objetivo de debater e refletir políticas públicas conquistadas pelas trabalhadoras rurais

Seminário “Protagonismo das Mulheres nos Territórios Rurais” (Foto: César Ramos/Contag)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza a partir desta quarta-feira (19) até sexta (21), em Brasília (DF), o Seminário Nacional “Protagonismo das Mulheres nos Territórios Rurais”. O evento faz parte da quinta Jornada das Margaridas, conjunto de atividades realizadas no mês de agosto para reafirmar a luta de trabalhadoras rurais para combater a fome, a pobreza e a violência contra a mulher.

O seminário trará à Brasília trabalhadoras de todos os estados do Brasil para discutir a importância da atuação feminina nos territórios. “Entendemos que é fundamental fazer com que as mulheres incorporem o conceito de territorialidade porque é lá no território que se implementam as políticas públicas”, afirma Carmem Foro,secretária nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag. “E fazer com que elas sejam protagonistas das políticas conquistadas na Marcha das Margaridas de 2008 é fundamental para a Contag”, completa.

Durante a mobilização da Jornada das Margaridas Salvador (BA) , Tombos (MG) e São Miguel (TO) serão contemplados com unidades do Expresso Cidadã – unidade móvel, ônibus ou barcos, adaptados para levar serviços emissão de documentos a locais de difícil acesso. Esse projeto é piloto no país e faz parte das ações do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (Ppigre/MDA).

O nome da Jornada é uma homenagem à Margarida Alves, líder sindical assassinada em 12 de agosto de 1983, na cidade de Alagoa Grande na Paraíba.

Leia também

Últimas notícias