Vão livre do Masp vira palco de filmes musicais durante a mostra de cinema

“Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” foi quase uma tentativa de adaptação aos filmes dos Beatles (Foto: Divulgação) Roberto Carlos, Rolling Stones, Wilson Simonal e Luiz Gonzaga são algumas das […]

“Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” foi quase uma tentativa de adaptação aos filmes dos Beatles (Foto: Divulgação)

Roberto Carlos, Rolling Stones, Wilson Simonal e Luiz Gonzaga são algumas das atrações do Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), durante a 36ª Mostra Internacional de Cinema. É que entre hoje (23) e dia 1º, serão exibidos oito filmes que retratam o universo musical.

Os primeiros três dias serão dedicados aos filmes estrelados por Roberto Carlos e dirigido por Roberto Farias – “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” (1968), “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa” (1970) e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora” (1971). Esses longas-metragens fizeram grande sucesso na época, em função de serem quase uma tentativa de adaptação brasileira aos filmes estrelados pelos Beatles e dirigidos por Richard Lester praticamente na mesma época.

Na sexta-feira (26), será a vez de “É Simonal” (1970), dirigido por Domingos de Oliveira e que é uma comédia em que uma fã do cantor Wilson Simonal viaja para o Rio de Janeiro e se passa por jornalista para se aproximar dele durante um ensaio. As duas sessões seguintes, na segunda e na terça-feira (29 e 30), serão dedicadas a filmes que giram em torno do universo de Luiz Gonzaga – “O Homem Que Engarrafava Nuvens” (2009), de Lírio Ferreira, sobre o compositor e parceiro do “rei do baião” Humberto Teixeira; e “Viva São João!” (2001), de Andrucha Waddington.

A programação termina com o incrível documentário sobre os Rolling Stones, “Shine a Light” (2008), dirigido por Martin Scorsese; e “Canções de Amor” (2007), de Christophe Honoré, que utiliza as canções do compositor Alex Beaupain para retratar o amor. Todas as sessões começam às 19h30 e são gratuitas.

[email protected]