São Paulo tem evento ‘verde’ no fim de semana

Virada Sustentável esquece do aspecto social da sustentabilidade

Nos mesmos moldes das viradas Cultural e Esportiva, a Prefeitura de São Paulo realiza nesse final de semana a primeira edição da Virada Sustentável. Em vários espaços da cidade haverá oficinas, exposições, debates e apresentações artísticas com o tema da sustentabilidade. 

No Parque do Ibirapuera, por exemplo, será montado um gerador ecológico de energia, que usa componentes eletrônicos como fonte de energia. Por lá acontecerão ainda aulas gratuitas de ioga, oficinas sobre a importância das árvores e atividades infantis. Já o Parque Villa-Lobos recebe a apresentação da escola de samba Leandro de Itaquera, que lança o samba-enredo do Carnaval de 2012, chamado “Meio Ambiente – Um caminho de Solidariedade e Sustentabilidade”, além de oficina de horta hidropônica e palestras do Greenpeace. 

O evento, que é repleto de boas intenções e algumas boas ideais, infelizmente, acontece principalmente na área central da Cidade. Alguns espaços na periferia  – como o Parque Santo Dias, no Capão Redondo, e o Parque Ecológico do Tietê, na zona leste – recebem atividades, mas são poucos. 

Outra característica questionável é o enfoque exagerado em apenas um aspecto do conceito de sustentabilidade, o ambiental. Sustentabilidade, no entanto, é uma ideia baseada no tripé ambiente, social e econômico. Normalmente a sustentabilidade econômica é deixada de lado nas discussões sobre o tema, já que esse é o aspecto mais discutido da qualquer iniciativa, empreendimento ou projeto, feito por governos ou empresas, naturalmente só acontecem se economicamente viáveis. Já o aspecto social costuma ser ignorado solenemente. É muito raro que avaliações sobre a pertinência de projetos cite, por exemplo, os impactos negativos nas comunidades afetadas ou vizinhas.

É nisso que o evento falha. Algumas atividades até tocam no assunto. Uma é a performance Casa Teto para meu país, no Parque Villa-Lobos. Nela, estudantes universitários serão desafiados a projetar uma casa popular de 18m² barata e digna para seus moradores. No Parque da Água Branca, acontece a Feira da Economia Solidária, que promove a agricultura familiar e cuidados ambientais. É muito pouco para um evento de sustentabilidade que tem tantas oficinas de ioga.

A programação completa da Virada Sustentável está aqui.