Rock in Rio? Só de ônibus

(Foto: Divulgação) A organização do Rock in Rio 2011 divulgou nesta semana informações sobre o transporte para o evento, que acontece entre os dias 23 de setembro e 2 de […]

(Foto: Divulgação)

A organização do Rock in Rio 2011 divulgou nesta semana informações sobre o transporte para o evento, que acontece entre os dias 23 de setembro e 2 de outubro. Com agradável surpresa, descobri que não haverá lugar para o estacionamento de automóveis particulares. A Cidade do Rock, em Jacarepaguá, longe toda vida de quase qualquer lugar da cidade, será alcançada primordialmente por ônibus. Haverá a criação de duas linhas especiais para o evento.

A iniciativa já me parecia excelente só com essas informações. Mas as declarações de Roberta Medina, vice-presidente executiva do festival, publicadas nessa matéria do G1 me fizeram enxergar uma perspectiva nova. Disse ela: “Vamos facilitar muito esse acesso para que, mesmo aqueles que não têm o hábito de andar de ônibus, sintam-se tranquilos e confortáveis para utilizar este tipo de transporte coletivo”.

Isso significa que aquelas pessoas que foram praticamente criadas dentro de um carro e nunca pegaram um ônibus fatalmente terão que fazê-lo. Acho que é uma oportunidade única de mostrar a essas pessoas que ônibus pode ser bom, funciona, vai rápido. Claro que uma parcela daqueles que iriam de carro acabarão usando táxi para chegar, mas ainda assim é um avanço. Quanto mais iniciativas para restringir o uso de carro particular, melhor.

As justificativas oficiais para o uso do ônibus são relacionadas à sustentabilidade. O Rock in Rio quer cortar as emissões de carbono e uma das maneiras é impedir o uso de automóveis pelas 100 mil pessoas que deverão ir aos shows a cada dia.