Para paulistanos, trânsito está piorando

A percepção que os paulistanos sobre o trânsito na capital é de que o problema se agrava cada vez mais. A conclusão vem de uma pesquisa realizada pela Rede Nossa […]

A percepção que os paulistanos sobre o trânsito na capital é de que o problema se agrava cada vez mais. A conclusão vem de uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo e o Ibope, que faz parte da mobilização pela Semana da Mobilidade e pelo Dia Mundial sem carro. 

Para 55% dos entrevistados, a situação do trânsito na cidade é péssima. O tempo médio gasto no trânsito aumentou do ano passado para cá. Em 2010, esse número era de 2 horas e 42 minutos, enquanto nesse ano o tempo foi de 2 horas e 49 minutos. Outro problema que tira o sono dos moradores da capital é a poluição, considerada grave para 9 entre 10 entrevistados.  

Um dado interessante é que para 69% dos paulistanos, o transporte coletivo deveria ser prioridade dos governos. Apesar da opinião fortemente favorável ao investimento público, a cidade pouco tem feito a respeito. O único corredor de ônibus inaugurado pela atual gestão foi o Expresso Tiradentes, que ficou pronto mais para dar um uso para o esqueleto do Fura-Fila do que como parte de um projeto geral de mobilidade. O metrô, que vem anunciando repetidas expansões, está atrasado na entrega de obras. Poi isso, o tema transporte deverá ser explorado ao máximo nas eleições do próximo ano. Será o momento dos moradores darem sua opinião sobre o projeto de cidade que queremos.