Lula desaprova campanha por sua volta a presidência

O ex-presidente Lula disse a amigos desaprovar qualquer iniciativa que pregue sua volta em 2014 como candidato do PT na eleição presidencial. Lula fez chegar a líderes petistas a avaliação […]

O ex-presidente Lula disse a amigos desaprovar qualquer iniciativa que pregue sua volta em 2014 como candidato do PT na eleição presidencial. Lula fez chegar a líderes petistas a avaliação de que julga um “tiro no pé” debater agora a sucessão de 2014. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A hipótese estaria sendo aventada por expoentes petistas contrariados com algumas atitudes da presidenta Dilma Rousseff diante da sequência de denúncias – e subsequentes demissões – contra ministérios e autarquias.

Lula avisou que o PT deve se preocupar com as eleições municipais de 2012. Segundo o ex-presidente, Dilma é candidata natural à reeleição, especialmente se fizer um bom governo. Para mudar de rota, só se ela decidir. Antecipar a discussão sobre sucessão presidencial só ajudaria à oposição.

Desde maio, após a divulgação das denúncias contra Antonio Palocci (por enriquecimento derivado da atividade de consultor de grandes empresas privadas), Lula alerta Dilma da necessidade de aproximação em relação à base governista.

Apesar de ter passado a promover reuniões do conselho político – do qual fazem parte os líderes dos partidos aliados – a presidenta não evitou que, na semana passada, os deputados fizessem uma “greve branca”, barrando todas as votações. O motivo era a insatisfação provocada pela demora na liberação de recursos para emendas parlamentares. Nesta semana, o anúncio de R$ 1 bilhão em verbas do orçamento acalmou os ânimos.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lulae do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias