Seleção a seleção

Grupo B: Espanha e Holanda refazem final de 2010

Campeão e vice da Copa passada serão desafiados pelo Chile e pela Austrália, candidata a saco de pancada

rfef.org

Xabi Hernández comanda os campeões na busca pelo bi

Vai ter repeteco da final de 2010, e é a primeira vez na história dos mundiais em que isso acontece já na fase de grupos. Azar de Espanha e de Holanda. Vai ter também o Chile e a Austrália querendo provar que não estão para figuração –  embora a missão dos Socceroos seja bem menos provável.

Os europeus se enfrentam nesta sexta-feira (13), segundo dia de Copa, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e a previsão do tempo indica uma temperatura na casa dos 25º, com possibilidade de chuva no horário da partida. Sensação térmica semelhante devem enfrentar Chile e Austrália, na Arena Pantanal, em Cuiabá, cuja estimativa é de 26º no horário da peleja, com umidade relativa do ar em torno de 62%.

A seguir, são apresentadas as fichas de cada seleção. O conteúdo é parte de uma série do Copa na Rede, elaborado pelo Futepoca, sobre os integrantes dos grupos da Copa.

Para cada seleção, um retrato à láFutepoca. Em termos de futebol, uma sinopse do que esperar na Copa 2014, ladeada de um palpite cheio de medo de errar (favorito, vai longe, coadjuvante ou zebra). O craque da história e a melhor posição em copas completam o capítulo do ludopédio.

A política e a cachaça vêm depois. Quase em livre associação (ou em livre busca no Google), figuras do universo político do país são enumeradas. A bebida típica é a pista de como serão comemoradas as vitórias de cada representação (ou afogadas as mágoas das derrotas).

Austrália

FUTEBOL
O que esperar:Os Socceroos chegam em quarto até na ordem alfabética entre os participantes da Copa. Em um grupo que tem campeão e vice da última Copa, além dos embalados chilenos, a Austrália aposta no meia Tim Cahill para surpreender (ou dar uma canseira). O técnico Ange Postecoglou assumiu em 2013, e conseguiu a vaga nas eliminatórias asiáticas com duas rodadas de antecedência. Mas dificilmente evita o papel secundário. O time é novo e a maioria não completou sequer uma dezena de jogos com a amarelinha da terra dos marsúpios.
Palpite Futepoca:Zebra
Craque da história:Paul Okon, Frank Farina
Melhor posição em copasOitavas-de-final (2006)
POLÍTICA:
Expoentes:Tony AbbotT, Rainha Elizabeth, Sir Peter Cosgrove.
CACHAÇA:
Goró:Vinho Shiraz – especialidade australiana entre varietais da próspera vinicultura do país

 

Chile

FUTEBOL
O que esperar:Cheios de moral, na 13ª posição no ranking da Fifa, os chilenos comandados pelo argentino Jorge Sampaoli jogam bem para frente. A ofensividade puxada por Alexis Sánchez tem na defesa o ponto fraco. Em um grupo com adversários de qualidade, corre risco de tomar muitos gols, a se considerar o retrospecto de defesa mais vazada das eliminatórias. Resultados surpreendentes em amistosos, como a vitória sobre a Inglaterra em novembro em pleno estádio de Wembley e o empate em 2 a 2 com a Espanha impressionam. Além de adversários de peso, estrelas como o meia Arturo Vidal ainda precisarão contornar contusões. Se conseguir se classificar, pode enfrentar o Brasil na fase seguinte, curiosamente o país que eliminou la Roja nas oitavas de 1998 e de 2010 com placares largos.
Palpite Futepoca:Coadjuvante
Craque da história:Elías Figueroa
Melhor posição em copas3º lugar (1962)
POLÍTICA:
Expoentes:Michelle Bachelet, Augusto Pinochet, Pablo Neruda, Salvador Allende
CACHAÇA:
Goró:Carménère – variedade de uva cultivada quase exclusivamente no Chile; pisco chileno (rivaliza com o peruano)

 

Espanha

FUTEBOL
O que esperar:Quem chega como campeão do mundo e primeiro do ranking da Fifa tem de confirmar em campo que a geração é boa. Bicampeões europeus, pararam diante do Brasil na Copa das Confederações, mas contam com o sólido meio-campo formado por Xavi, Andrés Iniesta e/ou Xabi Alonso. Vicente del Bosque tem ainda toda uma constelação de grandes nomes do futebol mundial na 14ª participação da Fúria em Copas, a décima seguida. O brasileiro Diego Costa, em grande fase no Atlético de Madrid, é um deles. Provavelmente é a última competição da geração brilhante que faturou duas Eurocopas e um Mundial. Ainda há a esperança de vingar a derrota na final da Copa das Confederações de 2013, diante do Brasil.
Palpite Futepoca:Favorito
Craque da história:Xavi Hernández
Melhor posição em copasCampeã Mundial (2010)
POLÍTICA:
Expoentes:Mariano Rajoy, M15, Francisco Franco, Guerra Civil, Rey Juan Carlos, Príncipe Philipe.
CACHAÇA:
Goró:Jerez – vinho fortificado; brandy, com as reservas solera (“pirâmides” de barris pelos quais o líquido vai sendo transferido, para homogeneizar-se e adquirir a característica daquele conjunto)

 

Holanda

FUTEBOL
O que esperar:Vice-campeões em 2010 e algozes do Brasil, a Laranja Mecânica vem com nomes como Wesley Sneijder e Arjen Robben e outros cinco conhecidos do mundial passado. O restante são caras novas, escolhidas pelo experiente técnico Louis van Gaal, de contrato assinado com o Manchester United após a Copa. Ele teve de contornar a má campanha na Euro 2012, mas o estilo de jogo mantém a combinação de boa qualidade técnica que marca a escola dos Países Baixos com mais força na marcação. Logo na estreia, a equipe protagoniza um repeteco da final de quatro anos atrás, enfrentando a Espanha. Nas eliminatórias, um retrospecto que gabarita um time que pode ir longe: 28 pontos conquistados de 30 possíveis.
Palpite Futepoca:Vai longe
Craque da história:Johan Cruyff
Melhor posição em copasVice-campeã (1974, 1978 e 2010)
POLÍTICA:
Expoentes:Mark Rutte, Rainha Beatriz, Projeto Delta.
CACHAÇA:
Goró:Cerveja