Cineasta Carlos Pronzato é homenageado em Mostra

(Imagem: Divulgação) São Paulo – “A Realidade Através das Lentes”, mostra de vídeos que homenageia o poeta e cineasta Carlos Pronzato, reúne anos de produção cinematográfica do artista. O objetivo é […]

(Imagem: Divulgação)

São Paulo – “A Realidade Através das Lentes”, mostra de vídeos que homenageia o poeta e cineasta Carlos Pronzato, reúne anos de produção cinematográfica do artista. O objetivo é mostrar o trabalho do argentino abordando diferentes olhares da realidade, sendo que esta é dividida na temática  de lutas sociais e sociedade multifacetada.

As produções abordam questões étnicas e religiosas e como elas se relacionam com a presença do Estado e as transformações ocorridas em várias partes da América Latina. São retratos da região e de sua história ao longo dos séculos. Após a exibição dos filmes, sempre no Cine Olido, no centro de São Paulo, haverá um debate com o próprio diretor. Todas as sessões estão marcadas para sábado (6) a partir de uma da tarde.

Abaixo, a programação da mostra:

Sessão 1 – às 15h

‘Mapuches, un pueblo contra el Estado 60’ – Brasil/BA 2010 documentário

Os Mapuches são uma nação da região centro-sul do Chile e sudoeste da Argentina. Desde a conquista, os espanhóis lutaram duramente para subjugá-los, porém não o conseguiram. Atualmente, o povo Mapuche continua exigindo seus territórios, que foram submetidos ao domínio do Chile e da Argentina no final do século 19. Vozes de diversas organizações e setores da sociedade chilena denunciam a continuidade das perseguições políticas e crimes do Estado contra o povo Mapuche.

‘Até Oxalá vai à guerra – uma história de racismo e intolerância religiosa’ – 40’ Brasil/BA 2008 documentário

As ações violentas executadas pela Prefeitura de Salvador através da demolição do Terreiro Oyá Onipo Neto, conduzido por Mãe Rosa da Avenida Jorge Amado, surpreenderam negativamente por configurar um ato de intolerância religiosa. Salvador, a capital da Bahia, é uma das cidades que tem o maior número de templos religiosos de todo o mundo, incluindo igrejas católicas e evangélicas, centros espíritas, casas de umbanda e terreiros de candomblé. É também a cidade que possui a maioria dos seus habitantes negros, mas onde o racismo em sua diversidade e sutileza acaba tendo ações devastadoras.

Sessão 2 – às 17h

‘Carabina M2. Un arma americana. El Che em Bolívia 90’ – Brasil/BA 2007 documentário

É um registro do pensamento político e das ações guerrilheiras do líder argentino Ernesto Che Guevara no mundo acadêmico, intelectual, cultural e político. O nome do documentário faz referência à arma com a qual foi executado em 09 de outubro de 1967. A produção reconstitui o ocorrido com Che na Bolívia através de entrevistas.

Quando: 06 de novembro

Onde: Cine Olido, Rua São João, 473 – Centro

Quanto:
Grátis