Exposição Cartier-Bresson em São Paulo nesta quinta

SESC Pinheiros exibe extensa programação sobre a carreira e as influências do fotógrafo francês a partir desta quinta-feira

O SESC Pinheiros traz a partir desta quinta-feira (17) a exposição “Henri-Cartier Bresson: fotógrafo”, que reúne 133 das principais de suas fotografias além do lançamento de um livro com o mesmo título. A exposição fica em cartaz até 20 de dezembro e faz parte do Ano da França no Brasil.

A mostra vem acompanhada da exposição paralela “Bressonianas”, que explica como o francês influenciou os fotógrafos brasileiros exibindo 42 imagens de sete fotógrafos que assumem a influência do artista. Filmes serão exibidos, destaque para “A Aventura Moderna: Henri Cartier-Bresson”, de Roger Kahane, que mostra uma entrevista de 29 minutos intercalada com a exibição de algumas de suas principais obras. Nos dias 18 e 19 de setembro, o SESC Pinheiros ainda promoverá dois debates sobre o Cartier, intitulados “O Acaso Objetivo”.

Henri Cartier-Bresson (1908-2004) começou a fotografar em 1931, influenciado pelo surrealismo e ganhou fama ao captar imagens tanto do cotidiano das ruas quanto alguns dos acontecimentos mais marcantes do século 20. Criou, juntamente com outros profissionais, a agência Magnum, em 1947, e seu trabalho é parâmetro e referência para fotógrafos de todas as gerações.

A mostra ocupa dois andares. No térreo são 40 imagens em estilo street photography, com flagrantes de rua que mostram a poesia dos gestos cotidianos. No segundo andar, estão 93 fotos divididas em dois núcleos: “Conflitos”, no qual mostra fatos jornalísticos de relevância, e “Retratos”, onde suas lentes registraram diversas personalidades.

Serviço:
Exposição “Henri Cartier-Bresson: Fotógrafo”
Área de exposições, Térreo e Sala de oficinas, 2º andar
Visitação de 17 de setembro a 20 de dezembro 2009
Terças a sextas-feiras, das 10h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30