zebra x zorba

Costa Rica inaugura favoritismo inesperado contra a Grécia

Sensação da Copa, centro-americanos terão a torcida brasileira do seu lado

MAST IRHAM/EFE

Costa Rica vai conseguir chamar os conterrâneos de Zorba para dançar?

Como tudo que cerca a Costa Rica neste mundial, esta oitava de final contra a Grécia é sem dúvida a mais inesperada. Mas seu desempenho incontestável na primeira fase do torneio, quando venceu Itália e Uruguai e empatou com a Inglaterra, sagrando-se primeiro num grupo onde era absolutamente desconsiderada, qualifica a equipe centro-americana como franca favorita no duelo do qual sairá o adversário de Holanda ou México.

Temos aqui dois times sem tradição no futebol e que por isso mesmo nunca se enfrentaram. A equipe centro-americana chega pela segunda vez em sua história a uma oitava de final, em sua quarta participação em Copas do Mundo. Os helenos, em sua terceira participação, estreiam agora nas oitavas, e têm a seu favor apenas a sua posição no ranking da Fifa (12º, contra 28º dos costarriquenhos).

Costa Rica conta com a velocidade e eficiência de seu jovem atacante Joe Campbell e da qualidade do meio-campista Celso Borges. A Grécia se classificou por pouco, ao vencer a Costa do Marfim, no aperto, mas tem um time raçudo, que sem dúvida pode superar os favoritos eventuais.

Partida acontece na Arena Pernambuco, às 17h, neste domingo.