Cibele Forjaz sabe transformar literatura em teatro

A paulistana Cibele Forjaz Simões chama atenção pela quantidade de clássicos da literatura que já conseguiu adaptar para o teatro, num processo que denomina “leituras encenadas”. Formada em Artes Cênicas […]

A paulistana Cibele Forjaz Simões chama atenção pela quantidade de clássicos da literatura que já conseguiu adaptar para o teatro, num processo que denomina “leituras encenadas”. Formada em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com habilitação em Direção Teatral, a artista voltará a demonstrar seu dom nos dias 15 de agosto, 19 de setembro e 17 de outubro, sempre às 20h30, de graça, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, em São Paulo, como parte das comemorações dos 25 anos da editora Companhia das Letras. Os contos, crônicas e textos curtos adaptados serão de autoria de Lima Barreto, Machado de Assis e Joaquim Nabuco, respectivamente, de onde sairão encenação, figurinos, cenografia e iluminação.

Com passagem pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), de Antunes Filho, Cibele Forjaz fundou o grupo Barca de Dionísios, no final dos anos 1980, com o qual dirigiu a montagem de “A Paixão Segundo GH”, de Clarice Lispector. Desde então, o contato com a literatura não parou mais e, de lá para cá, já passaram por suas mãos, entre outros clássicos, “Salve Manuel, Bandeira do Brasil!”, de Manuel Bandeira; e “O Idiota: Uma Novela Teatral”, do russo Fiodor Dostoievski.

Informações
Segundas-feiras, 15 de agosto, 19 de setembro e 17 de outubro, às 20h30. Grátis.
Teatro Herz – Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2073. T: 31704059.

[email protected]