Sem eixo, tucano depende da mídia

Discurso em reunião do PPS revela falta de apelo popular ao candidato tucano que, cada vez mais, depende da mídia

O presidente de honra do DEM, o senador catarinense Jorge Bornhauen, chamou Dilma Rousseff, de “boneca do ventríloco”, sugerindo que a petista não tem voz própria e que depende das manipulações do presidente.

Além de deselegante – como sempre – a comparação é falsa e não se sustenta com o currículo da candidata. O que há de novo na declaração é a tentativa de generalizar, através da mídia tucana, a idéia de que Dilma não tem personalidade.

Em entrevista ao Estado de S.Paulo, o professor da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antonio Villa, destacou que “Dilma não consegue andar com as próprias pernas”. Em outro trecho, o professor afirma que Lula se expõe e é multado porque “sabe que a candidata que escolheu não consegue andar com as próprias pernas e se for deixada sozinha, perde as eleições”.

A construção dessa imagem está descolada da experiência de Dilma, que foi duas vezes secretária de estado e foi titular de dois ministérios, o desafiador Minas e Energia, e a Casa Civil, onde sucedeu José Dirceu. O poder e a importância da Casa Civil são comparados aos da Secretaria Geral nas organizações mundiais e do Primeiro Ministro em regimes parlamentarista. É quem controla o Estado e organiza as ações políticas estruturais. Entre petistas, há quem se preocupe com a mão de ferro da candidata. “É melhor não deixá-la mesmo sozinha”, dizem.

Essa imagem serve mais para José Serra que, diante da aprovação do governo e do presidente, está sem discurso e é visível o andar errante com o crescimento da popularidade de Dilma. Em uma festa no sábado, 22, parte da cúpula petista destilou bom humor com o discurso de Serra em reunião do PPS, quando o tucano criticou o governo federal e Lula com as seguintes frases: “O país está tomado de patrimonialismo selvagem, bolchevismo sem utopia e new braziliam way of privatization”.

Quem dá a linha política da oposição é a mídia tucana, em particular a Folha de S.Paulo, que manipula todos os dias e com audácia as notícias sobre o governo federal e o crescimento do país. Sozinho, sem essa mídia, Serra não é nada.