Emir Sader

Quem tem medo do Lula?

Por que a direita brasileira, através dos seus meios de comunicação, dos políticos que a representam, difunde o medo na sociedade? Por que querem tirá-lo da campanha presidencial?

Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A direita escolheu o Lula como seu inimigo número 1. Por um lado concita o ódio contra o líder político mais popular da nossa história, por outro tenta envolvê-lo em casos de corrupção com os quais o Lula não tem nada que ver. Se Lula tivesse a rejeição que as pesquisas manipuladas do Datafolha sugere, por que tratar, de todas as maneiras, de tirá-lo da disputa eleitoral? Bastaria deixar que o povo o rejeitasse, seria a mais contundente derrota que o Lula poderia ter.

Mas sabem a realidade não se encaixa nos desejos da direita e em suas manipulações. Lula lidera todas as pesquisas. As tentativas de fazer com que fosse derrotado no segundo turno não resistem a uma campanha eleitoral em que o Lula possa levar seu discurso a todos os brasileiros, sem qualquer possibilidade de contestação, sobre a comparação entre as transformações que seu governo realizou e as que os governos da direita fizeram nos anos 1990.

A direita brasileira, através dos seus meios de comunicação, dos políticos que a representam, difunde o medo na sociedade. O Brasil teria sido levado à beira do caos, por uma política irresponsável, que gastaria muito com educação e saúde, que trataria de colocar a Constituição – isto é, os direitos da população, contidos na Constituição que Ulysses Guimarães c chamou de Constituição cidadã – dentro do orçamento e provocaria uma crise fiscal de proporções. O povo teria sido induzido a acreditar que tem direitos, quando isso dependeria de um Estado inchado, com muitos gastos, que provocaria inflação. Os trabalhadores teriam sido levados a crer que podem ter todos carteira de trabalho, a ter elevado o poder aquisitivo dos seus salários regularmente, sem que tenham a produtividade que os empresários gostariam de ter.

Em suma, as transformações que o Brasil viveu neste século foram negativas, para a direita, e não positivas. Diminuir as desigualdades não conta, conta elevar a exploração dos trabalhadores, aumentar o lucro das grandes corporações. Conta ter as contas públicas equilibradas, cortando recursos para as políticas sociais e não atender as necessidades da população.

A economia teria entrado em crise pelos gastos excessivos do governo, não porque o grosso dos recursos estão na especulação financeira, são sonegados ou estão em investimentos que interessam apenas a poucos, como a exportação de soja. Ouvir tudo isto em cadeia nacional em uma nova campanha eleitoral presidencial destruí qualquer possibilidade de qualquer candidato que a direita escolha como seu – Marina, Serra ou qualquer outro.

Mas quem tem tanto medo do Lula? Por que tanto medo do Lula? Por que querem tirá-lo da campanha presidencial?

Basta saber quem ganhou e quem perdeu com os governos do Lula e quem ganharia e quem perde caso ele retorne à presidência.

Ganhou o Brasil produtivo, porque a economia recuperou-se da recessão e voltou a crescer de forma sustentada. Ganhou a massa da população, antes excluída de direitos e do mercado, que passou a ter capacidade de consumo e acesso a direito propiciados pelas politicas sociais do governo.

Ganhou a democracia, porque o pais passou a ter governos legitimados pela população, que reconhecia no Estado um agente de desenvolvimento econômico e de distribuição de renda. Ganharam os trabalhadores, porque mais de 20 milhões passaram a ter empregos formais e porque os salários conseguiram ter aumentos 74% acima da inflação.

Ganhou a educação, porque centenas de milhares de jovens de origem popular ingressaram às universidades, que foram ampliadas, especialmente nas regiões menos desenvolvidas economicamente do Brasil. Ganhou o pais, porque se tornou mais reconhecido la’ fora, ganhou a justiça social diminuíram a desigualdade, a exclusão, a pobreza e a miséria.

Mas perderam os meios de comunicação privados, porque suas teses foram rotundamente desmentidas. Perderam os partidos de direita, porque seus governos dos anos 1990 foram repudiados e sistematicamente derrotados em comparação com os governos que os seguiram.

Têm medo do Lula os que querem o Brasil como país desigual, infeliz, subalterno, de autoestima baixa, de população desmoralizada e sofrida. Têm medo os que querem um Brasil pequeno, cada vez menor, recessivo, com alto desemprego e baixos salários. Têm medo os que preferem governos corruptos com os quais negociam tudo, vendendo seu apoio, em vez de terem que se pronunciar diante de um projeto de país justo, democrático e soberano.

Têm medo do Lula os que se escondem atrás do poder da mídia, do poder do dinheiro nas eleições, do silêncio cúmplice do STF, da arbitrariedade das policias, da violência contra os pobres, do arrocho salarial, do ajuste fiscal, dos políticos impostores, não eleitos pelo voto do povo.

O povo não tem medo do Lula, a democracia não tem medo do Lula, o Brasil soberano não tem medo do Lula.