‘Melhor e Mais Justo’ da TVT discute crise na USP

Acompanhe, ao vivo, debate sobre a presença e a atuação da Polícia Militar na Universidade de São Paulo

O programa “Melhor e Mais Justo”, da TVT, discute, nesta quinta-feira (17), a crise na Universidade de São Paulo (USP). O programa será transmitido às 15h desta quinta pela internet e vai ao ar às 19h30 pela emissora.

Os convidados são João Vitor Pavesi, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP, Anderson Nakanishi, vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, César Augusto Minto, vice-presidente da Associação de Docentes da USP (Adusp) e Lúcia Rodrigues, jornalista da Rádio Brasil Atual.

Desde o início do mês, a USP passa por uma crise envolvendo a presença e a atuação da Polícia Militar no campus da universidade na zona oeste de São Paulo. Parte dos estudantes são contrários à atuação da força de segurança, estabelecida desde 2009 sob a justificativa de que havia uma crescente insegurança no local. Além de episódios de abusos em abordagens de estudantes, a crítica decorre da forma como o reitor, Grandino Rodas, conduziu o processo. Ele é acusado de autoritarismo e de falta de diálogo nas decisões sobre a USP.

O impasse incluiu uma ocupação ao prédio da reitoria no início do mês. Apesar de haver 150 estudantes no local, um contingente de 400 policiais, armados com submetralhadoras e bombas de efeito moral, foi deslocado ao local. Houve 73 prisões, relato de tortura e ações na moradia da universidade para impedir eventuais novas adesões à ocupação.

Assista ao programa abaixo ou na página da TVT a partir das 15h