Justiça nega habeas corpus a José Rainha

 O Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo negou pedido de habeas corpus a José Rainha Jr., ex-líder sem-terra, preso na última quinta-feira na Operação Desfalque da Polícia Federal. O […]

 O Tribunal Regional Federal (TRF) de São Paulo negou pedido de habeas corpus a José Rainha Jr., ex-líder sem-terra, preso na última quinta-feira na Operação Desfalque da Polícia Federal. O pedido foi feito pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e a decisão foi tomada pelo desembargador Carlos Muta. A operação resultou ainda na prisão de outras oito pessoas, incluindo uma servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o irmão e advogado de José Rainha, Roberto Rainha.

Foram expedidos dez mandados de prisão. Segundo a PF, 50 policiais participaram da operação, que cumpriu 13 mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva – quando a pessoa é encaminhada para depoimento. Um servidor do Incra não chegou a ser preso, mas foi coagido a depor.

* Helena Sthephanowitz™ é jornalista e autora do blog Os Amigos do Presidente Lula e do Os Amigos do Brasil. Ela escreve no Na Rede, da Rede Brasil Atual.