Educação para todos

A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta segunda-feira (4), ao avaliar as novas regras de financiamento do ensino superior, que no Brasil “só não estuda quem não quer estudar”. Segundo a […]

A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta segunda-feira (4), ao avaliar as novas regras de financiamento do ensino superior, que no Brasil “só não estuda quem não quer estudar”. Segundo a presidenta, o governo baixou os juros do Fies – que oferece crédito aos universitários – e aumentou o prazo para pagamento.

“Agora, só não estuda quem não quiser estudar, e isso porque as regras do Fies, que é o financiamento para os estudantes, estão aí para garantir que quem quiser pode pagar, com facilidade, o seu curso universitário”, afirmou Dilma, no programa semanal de rádio.

Desde 31 de janeiro, disse Dilma, foram assinados 34 mil contratos e outros 29 mil estão sob análise. Ela afirmou considerar “pouco” o total de beneficiados, pois o objetivo do programa é garantir os estudos a “milhões de jovens, que não têm renda suficiente para pagar a faculdade”.

A presidenta também fez um balanço do programa “Saúde não tem preço”, que distribui gratuitamente remédios contra hipertensão e diabetes. Segundo ela, em 45 dias, 3,5 milhões de pessoas foram atendidas, em 15.097 farmácias da rede.