Datafolha amplia amostra, e Dilma aparece na frente também no RS, PR e SP

A pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira (26) teve uma mudança metodológica. A alteração coincide com o fato de que, pela primeira vez, Dilma Rousseff (PT), candidata governista à […]

A pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quinta-feira (26) teve uma mudança metodológica. A alteração coincide com o fato de que, pela primeira vez, Dilma Rousseff (PT), candidata governista à Presidência da República, está na frente em todos os estados da federação. Isso inclui São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, até então considerados redutos do PSDB.

Além desses, a pesquisa “expandiu sua amostra”, segundo o jornalista Fernando Rodrigues, em seu blog, em sete estados.

Escreveu Rodrigues: 

Se a eleição fosse hoje, o candidato a presidente José Serra (PSDB) perderia em 7 Estados grandes (SP, MG, RJ, RS, BA, PE e PR) e no Distrito Federal. É nesses locais que o instituto Datafolha expandiu sua amostra para estudar as disputas para governador e senador.

Embora os dados detalhados por estado não estejam disponíveis nem deste nem do último levantamento, no estudo divulgado no sábado (20), Serra liderava na região Sul dentro da margem de erro.

Meio ponto por dia

Os atuais 49% de intenção de voto da candidata governista contrastam com os 37% apurados em 24 de julho, segundo o mesmo Datafolha. Durante aquele mês, aliás, a candidata permaneceu nesse patamar.

Passados 33 dias, a evolução representa 0,5 ponto percentual por dia de campanha. Considerando-se que vão às urnas no Brasil 135 milhões de eleitores, 675 mil pessoas tivessem mudado de opinião por dia. No fim de julho, o Vox Populi também apontava 39% para a candidata governista.