5º Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo reúne 18 peças

Abertura ocorre nesta segunda-feira (12), no Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista, realiza, a partir de segunda-feira (12), o 5º Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, que reúne grupos teatrais da América Latina e da Península Ibérica. 

A abertura  será uma homenagem à atriz Cleide Yáconis, que iniciou sua carreira artística em 1950, com a peça “O Anjo de pedra”, de Tennesse Williams. Em seguida, será apresentada montagem “Luis Antonio-Gabriela”, de Nelson Baskerville, com a Cia. Mungunzá. A partir de terça-feira (13), as apresentações são abertas ao público, e com entrada franca, até o encerramento, no domingo (18).

Além da apresentação de 18 peças (11 brasileiras e sete estrangeiras), haverá oficinas e mesas de debates, coordenadas por Analy Alvarez, com discussão de temas como “A arte de escrever para teatro”, “O ator e a diferença entre interpretar e representar” e “Desafios do encenador”.

Entre os destaques do festival está a peça espanhola “Katastrophe”, de Alex Serrano e Pau Palacios, que usa performance, dança, vídeo em cena e tecnologia interativa em sua linguagem cênica.

Também no programa, a uruguaia “Como evitar enarmorar-se de un boludo” (Marcelo Puglia e Jorge Denevi) é uma espécie de “manual de sobrevivência para mulheres que amam sempre o homem errado”. Destaque também para “México, Cidade do México”, de Roberto Avendano, na qual “três mariachis realizam uma série de jogos cênicos e improvisações humorísticas usando elementos da cultura popular mexicana”, segundo o material de divulgação da produção.

Confira a programação do festival em: www.memorial.sp.gov.br

 

Serviço
5º Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo
De 12 a 18 de março
Memorial da América Latina-
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Grátis