Morder não vale

Luis Suárez está fora da Copa do Mundo

Fifa pune o atacante uruguaio com suspensão de nove partidas oficiais da seleção, quatro meses do futebol em geral e multa

Lavandeira Jr/EFE

Mordida custou caro e Suárez volta mais cedo para casa

O Uruguai não vai mais contar com seu artilheiro para o restante da Copa do Mundo. Luis Suárez foi suspenso por nove jogos da seleção de seu país como consequência da mordida que aplicou no zagueiro Chiellini na partida contra a Itália. A decisão do Comitê Disciplinar da Fifa passa a valer neste sábado, data do confronto com a Colômbia pelas oitavas de final.

A punição permanece após a Copa: as nove partidas oficias pela seleção também incluem cinco jogos das eliminatórias e Copa América após a Copa 2014. Além disso, Suárez terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 250 mil) e passará quatro meses afastado de qualquer atividade no futebol, desfalcando seu clube, o Liverpool, e não podendo nem mesmo comparecer a estádios.

Suárez foi considerado culpado por quebrar a regra estipulada no artigo 48 parágrafo 1 do código disciplinar da Fifa, e o artigo 57. Essa é a terceira vez em que Suárez recebe punição por morder adversários. Em 2010, atuando pelo Ajax da Holanda, ele agrediu dessa forma um rival do PSV. Em 2013, reincidiu no estranho comportamento em jogo do Liverpool contra o Chelsea. Ele recebeu suspensão nos dois casos, sendo que no segundo pegou dez jogos de gancho.

Segundo a agência EFE, esta é a maior punição imposta pela Fifa a um jogador que disputava a Copa do Mundo. O “recorde” anterior era do zagueiro italiano Mauro Tassotti, que foi suspenso por sete jogos após ser flagrado dando cotovelada no meia espanhol Luis Enrique, em 1994.

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF), poderá recorrer da decisão quanto à punição ao atacante.

Mais perigoso que um tubarão

O caso da mordida rendeu grande repercussão, especialmente na internet. Foi grande o número de imagens zombando do jogador, comparado a vampiros, zumbis e ao canibal Hannibal Lecter, do filme “O Silêncio dos Inocentes”.

No site NewStatesman, o colunista Ian Steadman fez as contas e chegou a uma conclusão divertida: você tem mais chances de ser mordido por Luis Suárez (1 em 2 mil) do que por um tubarão (1 em 3,7 milhões).

Numa das pilhérias mais legais, Suárez foi transformado em Biteman, uma versão do clássico game Pacman. Ele devora pequenos Chiellinis enquanto foge de árbitros com cartões vermelhos em punho.