Gols de sobra

Coreia do Sul 2 x 4 Argélia: maior goleada africana em copas

Arrasadora no primeiro tempo, Argélia garantiu os três pontos e fortaleceu sua candidatura à segunda vaga do grupo H

ARMANDO BABANI/EFE

O “Neymar sul-coreano” Son se destacou, mas não conseguiu evitar a goleada argelina

O placar recheado condiz com essa partida muito bem jogada por Argélia e Coreia do Sul. As Raposas do Saara foram devastadoras no primeiro tempo, fizeram história como a primeira equipe africana a marcar quatro gols numa partida de Copa do Mundo e puderam jogar com cautela na segunda etapa. Com isso, permitiram o crescimento de uma bem organizada equipe sul-coreana, porém não o suficiente para ameaçar uma vitória que já estava pavimentada.

O jogo, no entanto, demorou a engatar. A primeira emoção surgiu aos 20 minutos. Islam Slimani recebeu cruzamento da direita e, na tentativa de matar, bateu de peito de pé pra cima, perdendo gol inacreditável.

Mas era só a preparação. Aos 26 o mesmo Slimani recebeu lançamento longo de Medjani pelo meio da defesa coreana, ganhou na corrida de dois zagueiros e tocou tirando do goleiro Jung e abrindo o placar. Menos de dois minutos depois, a Argélia aumenta num escanteio cobrado por Djabou para o cabeceio do zagueiro Halliche, que contou com a bastante incompetente saída do goleiro Jung.

A partir daí, só deu Argélia, diante de uma Coreia do Sul completamente desnorteada. Aos 38, a Argélia resolveu repetir a bem sucedida tática da ligação direta defesa-ataque, a zaga coreana falhou novamente e deu sobra para Slimani, que tocou para Djabou completar. 3 a 0 é o placar do primeiro termo, retrato de uma disputa em que africanos tiveram 12 finalizações e os asiáticos, nenhuma.

Sem opção senão buscar o ataque, Coreia do Sul organizou melhor seu jogo e tomou a iniciativa no início do segundo tempo. Logo aos 4 minutos, o camisa 9 coreano, Son, recebeu lançamento dentro da área, a bola bateu em suas costas, mesmo assim ele conseguiu fazer o pivô, gingar e chutar para marcar o primeiro dos orientais.

Sem se desgastar, Argélia só cerca, e a Coreia começa a acreditar que é possível chegar lá. O habilidoso Son seguiu tentando a jogada individual pela esquerda. Numa dessas, atrasou para uma pancada de longe de Ki. Num vacilo do meio campo, os tuaregues conseguiram articular boa sequência de passes e, numa tabela com Feghouli, Brahimi sobrou na cara do gol e arrematou o quarto tento argelino.

Mas essa Copa está mesmo incrível.

Aos 27, Son recebeu bola na área, foi cortado pela zaga, mas sobrou para o camisa 11 Lee, que cruzou para Koo completar para a Coreia do Sul. Bola rolou ainda com intensidade de ambos os lados, mas o placar estava definido.

Com esse placar, Argélia fica a um empate com a Rússia na última rodada para garantir a segunda vaga do grupo H, que já tem a Bélgica como primeira colocada, sobretudo considerando a mínima probabilidade da Coreia do Sul vencer os Diabos Vermelhos. Russos e argelinos farão, portanto, uma partida fervente na próxima quinta-feira, às 17h, na Arena da Baixada (o estádio onde menos se marcou gol na Copa até aqui).