Parceria

Copa na Rede: seis razões para você ficar hexaconvencido a nos seguir

Se quer ver este imenso país cumprir seu ideal de democracia, cidadania, igualdade de oportunidade e justiça social, e ainda bater um bolão, pode vir que a casa é sua! RBA e Futepoca convidam

Fernando Bizerra Jr./EFE

Na hora que a bola rola, a esmagadora maioria torce e pronto – mas nem por isso vamos querer ver a minoria esmagada

1. A Rede Brasil Atual, no portal e na rádio – reforçada pelos comentários do Antero Greco –, e o blog Futepoca (Futebol, Política e Cachaça) realizam pela terceira vez a cobertura de um evento esportivo de dimensões planetárias. A primeira foi na Copa de 2010, e a segunda na Copa das Confederações do ano passado. Não lembra? Taí o primeiro grande motivo: a terceira vez a gente nunca esquece.

2. Com esse coletivo de jornalistas apaixonado por futebol no que tem de mais misterioso e apaixonante, ligado na política e em sua importância para o exercício da democracia e da cidadania e sensível a uma, digamos, boemia, pelo que tem de lúdico e inspirador na formação do caráter, a cobertura só pode ser diferenciada, eclética e muito competitiva em relação à galvanização da coberturas ufânicas. Além do mais, se já encontra aqui uma plataforma de notícias da política, do mundo do trabalho, da cidadania e de Esquerda com E maiúsculo, pode perfeitamente se manter informado com o que de mais importante estará acontecendo sem precisar emprestar sua preciosa audiência à concorrência da imprensa tradicional. Quer ir sapear, vá lá, mas, se o tempo é curto, passe antes por aqui.

3. Pode ter certeza, ao se conectar no site a qualquer hora, pelo computador ou pelo celular esperto, ou se ligar na rádio, das 7h às 9h, ou pelo menos logo após os jogos da seleção, vai encontrar informação e diversão sem precisar sofrer com a enxurrada de propagandas ufanistas, reportagens e comentários da imprensa tradicional que tratam você como se fosse um idiota. Aqui, futebol, política e cachaça é tudo coisa séria.

4. E o que vai rolar de paralelo aos jogos, treinos, escalações e resultados? E quem vai ver os jogos e fazer a festa em outros telões que não os das Fanfest da Fifa? E quem vai dizer quem é quem nas manifestações que vão pipocar? Quem mais poderia oferecer ao respeitável leitor, à venerável leitora, ouvintes e internautas, a informação que, se a gente não dá, ninguém dava?

5. Treino é treino e jogo e jogo, como dizia o filósofo. Enquanto se está nos preparativos, tudo é motivo para ficar com o pé atrás. A reforma vai ficar pronta? O time vai jogar com raça? O país devia mesmo ter trazido a Copa? Mas, na hora que a bola rola, a esmagadora maioria torce e pronto – mas nem por isso vamos querer ver a minoria esmagada. Tem espírito esportivo para todos.

6. Se o time jogar o que sabe, quem é que não vai aplaudir? Se o time amarelar, quem é que não vai querer por os pingos nos is? E não é só a seleção brasileira que está em questão. Para quem gosta de futebol, estarão aqui nada menos do que os melhores do planeta. E não é só futebol que estará em jogo. O planeta inteiro está de olho neste país. E não é de hoje. E nós, da RBA, com site, rádio e revista, e o Futepoca, também estamos de olho. E pode crer: nosso olhar é bem diferente do que o que se vê em muita mídia por aí.

Se você, como nós, quer ver este imenso país cumprir seu ideal de democracia, cidadania, igualdade de oportunidade e justiça social, e ainda bater um bolão – o gol e o caneco são apenas detalhes… –, pode vir que a casa é sua!