Tem Armeration sim

Colômbia 2 x 0 Uruguai: time mantém qualidade e consegue classificação inédita para as quartas

Uruguai não trouxe o fantasma do Maracanazo para ajudar e volta para casa depois da polêmica com Luis Suárez. Mini Copa América segue com Brasil e Colômbia

EFE/EPA/OLIVER WEIKEN

James Rodríguez faz dois gols – o primeiro um dos mais bonitos da Copa até aqui – e garante vitória colombiana

O jogo entre Colômbia e Uruguai foi, na maior parte do tempo, de um time só. Os colombianos mantiveram a qualidade apresentada na primeira fase e dominaram o time celeste. Até marcar o segundo gol, a Colômbia teve 63% da posse de bola. O recuo do time a partir da metade do segundo tempo não foi suficiente para mudar o panorama da partida.

Já o Uruguai entrou em campo carregando toda a raiva e frustração pela punição da Fifa a Luis Suárez, o que foi pouco para passar pela organização tática da Colômbia. O substituto do vampiro Suárez, Forlán, esteve longe de mostrar o futebol que lhe rendeu o título de melhor jogador da Copa de 2010. A motivação celeste apareceu apenas no final do jogo e esbarrou em boas defesas do goleiro Ospina.

A partida começou devagar. A Colômbia trocava passes com fluidez, mas com pouca objetividade. Além disso, as faltas atravancaram o jogo. Aos 11, a primeira boa chance, em chute forte de Zuñiga, defendido por Muslera em dois tempos.

Aos 27 minutos do primeiro tempo, o meia colombiano James Rodríguez, o melhor em campo, marcou um golaço. Matou a bola no peito no meio de dois marcadores e chutou sem deixar cair da entrada da área. A bola bateu no travessão e entrou. O gol está entre os mais bonitos da Copa até aqui. Na comemoração, a tradicional dancinha do time levantou a torcida.

O Uruguai ensaiou uma reação, criando chances de gol aos 30, em jogada aérea, e aos 32, em cobrança de falta. Depois disso, os times não voltaram a ameaçar até o final do primeiro tempo.

O segundo tempo começou em toada semelhante. A Colômbia continuou com seu domínio. Aos 4 minutos, James Rodríguez marcou seu segundo gol. Armero cruza para Cuadrado, que em vez de cabecear para o gol ajeita para o meio da área, onde encontrou James livre para empurrar para a rede.

Com o passar do jogo, a Colômbia recuou e deu espaço para o Uruguai crescer. No primeiro tempo, foram sete finalizações colombianas contra três uruguaias. No segundo tempo foram apenas três chances da Colômbia contra 13 do Uruguai. Mas o ímpeto ofensivo mostrado pelo time celeste a partir do segundo gol colombiano parou na falta de pontaria e nas boas defesas de Ospina. Foram 5 defesas do goleiro e 7 finalizações para fora.

Com a vitória, a Colômbia conquistou a classificação inédita para as quartas de final da Copa do Mundo, contra o Brasil. O jogo será no Castelão, em Fortaleza, no dia 1° de julho às 17 horas. O time vai como franco atirador para uma partida em que o Brasil tem toda a responsabilidade. Preocupa.