Chico Buarque se lança (e se rende) ao ciberespaço

Reprodução do cartaz da peça “Calabar, o Elogio da Traição”, de 1973, no acervo digital de Chico Buarque (Foto: ©Reprodução) Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e […]

Reprodução do cartaz da peça “Calabar, o Elogio da Traição”, de 1973, no acervo digital de Chico Buarque (Foto: ©Reprodução)

Um dos maiores nomes da música brasileira, o cantor e compositor Chico Buarque, parece finalmente ter aderido aos encantos da internet. Primeiro anunciou que seu próximo álbum, a ser lançado em 20 de julho, terá pré-venda pelo site www.chicobastidores.com.br e que os compradores terão acesso a vídeos com detalhes das gravações e acesso aos videoclipes das músicas.

O passo seguinte foi dado na sexta-feira (17).  Agora, internautas interessados poderão encontrar toda a vida e obra do mestre no site www.jobim.org. Para festejar o lançamento do acervo – que foi digitalizado pelo Instituto Antonio Carlos Jobim – , acontece uma exposição no Jardim Botânico, zona sul do Rio, cidade natal do artista.

A exposição, que ficará em cartaz durante três meses, de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, reúne boa parte do que há no site, com fotos ampliadas e um grande painel cronológico da vida de Chico Buarque, com os fatos mais marcantes de sua biografia destacados. A curadoria é de Elianne Jobim, filha de Tom Jobim, também responsável pelo design, que assina em conjunto com Renata Ratto. A arquitetura é de Andres Neumann.

Ao todo, o banco de dados na internet possui 35.712 itens, que incluem reportagens de toda a sua carreira, roteiros para trabalhos em cinema e teatro, além das cerca de 600 faixas da discografia completa de Chico Buarque, que poderão ser ouvidas na íntegra.

Destaca-se também a inclusão de exatos 7.916 documentos, como os manuscritos das letras e das partituras, e pelo menos uma curiosidade – os cadernos infantis e a história em quadrinhos “Chico-Mirim”, que ele criou nos tempos de colégio.

Porém, os setores de vídeos e correspondências ainda não estão abertos ao público em geral, esperando pela solução de entraves jurídicos.

 

Leia também: Com blues, samba e valsa, Chico Buarque lança CD inclusive na internet