FAO

Demanda por pastos causou 80% do desflorestamento no Brasil entre 1990-2005

Organização das Nações Unidas sugere que governos vinculem concessão de subsídios agrícolas a normas ambientais

arquivo/EBC

Apesar de desflorestamento continuar em alta na América Latina, houve redução de quase 50% em relação a 1990

São Paulo – Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostra que mais de 80% do desflorestamento ocorrido no Brasil, entre 1990 a 2005, está associado à conversão de terras em terrenos de pastoreio para o cultivo de gado. O cultivo comercial foi responsável por cerca de 10% do desflorestamento, segundo o órgão da ONU, e outros 10% ficaram a cargo de outras formas de exploração da terra, cultivo em pequena escala, agricultura mista e infraestrutura.

A participação do pastoreio no desflorestamento é maior no Brasil, superando a de outros países da América Latina como Argentina, Bolívia, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Peru, também analisados pela FAO, de acordo com o estudo divulgado segunda-feira (18).

Na média dos sete países analisados, a demanda por pastos foi responsável por 71% do desflorestamento. Na Argentina, por exemplo, a expansão dos pastos respondeu por 45% do desflorestamento, enquanto a expansão de terras cultiváveis comerciais atingiu outros 43%.

A expansão dos pastos causou a perda de ao menos um terço das florestas em seis dos países analisados. A exceção foi o Peru, onde o aumento das terras cultiváveis em pequena escala foi o fator dominante para 41% do desflorestamento.

“A agricultura comercial não pode continuar crescendo à custa das florestas e dos recursos naturais da região”, disse Jorge Mexa, oficial florestal da FAO.

Apesar de o desflorestamento continuar em alta na região, em 2015 sua taxa se reduziu em quase 50% quando comparada a 1990. Esta redução também foi significativa na Amazônia, fruto de políticas de desenvolvimento sustentável impulsionadas pelos países que dividem a bacia amazônica.

Segundo o documento da FAO, desde 1990 mais de 20 países melhoraram sua segurança alimentar e mantiveram ou aumentaram sua cobertura florestal, demonstrando que não é necessário cortar árvores para produzir mais alimentos.

Para evitar o avanço do desmatamento causado pela agricultura comercial, a FAO sugere que os governos vinculem a concessão de incentivos e mecanismos de fomento dado aos produtores ao cumprimento de normas ambientais e destaca iniciativa brasileira nesse sentido, que passou a vincular os subsídios ao crédito rural com critérios ambientais, evitando a perda de 270 mil hectares de florestas.

Com informações da ONU Brasil