Abusos e ilegalidades

Personalidades denunciam ‘injustiça’ cometida contra Lula

Fotógrafo Sebastião Salgado, economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, cineasta Kleber Mendonça Filho e compositores Chico Buarque e Gilberto Gil estão entre os signatários

José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato
José Eduardo Bernardes/Brasil de Fato

São Paulo – Um grupo de 14 personalidades divulgou carta na qual chama a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para o processo do qual é alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Por entendermos que a prisão de Lula atinge o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, apoiamos e divulgamos este documento que denuncia os abusos e ilegalidades de um processo cruel, conduzido com parcialidade e objetivos políticos”, diz o texto, que pede ao Supremo Tribunal Federal a correção dos erros “para restabelecer a verdade e proporcionar a pacificação democrática do país”.

Assinam o documento o fotógrafo Sebastião Salgado, o cientista político e ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso Paulo Sergio Pinheiro, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, o cineasta Kleber Mendonça Filho e os músicos e compositores Chico Buarque e Gilberto Gil, entre outros.

Hoje, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode concluir o julgamento no qual decide se é constitucional a prisão após sentença em segunda instância. Caso a corte decida que é preciso aguardar o trânsito em julgado para o início do cumprimento da pena, revertendo entendimento que prevalece desde a mudança da jurisprudência em 2016, cerca de 5 mil réus podem ser beneficiados, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre eles o ex-presidente Lula.

Confira abaixo a íntegra da carta

Somos brasileiras e brasileiros de diversas origens, atividades e convicções, unidos por uma comunhão de valores: democracia, justiça e respeito aos direitos humanos. Neste momento grave na história de nosso país, consideramos nosso dever chamar a atenção da sociedade brasileira e da comunidade internacional para a grande injustiça que vem sendo cometida contra um líder que encarna aqueles valores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por entendermos que a prisão de Lula atinge o cerne da cidadania, do estado de direito e da verdadeira justiça no Brasil, apoiamos e divulgamos este documento que denuncia os abusos e ilegalidades de um processo cruel, conduzido com parcialidade e objetivos políticos. E como não há nada oculto que não venha a ser revelado, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal corrigir esse erro, para restabelecer a verdade e proporcionar a pacificação democrática do país.

Celso Amorim, diplomata
Chico Buarque de Hollanda, compositor
Dalmo de Abreu Dallari, jurista
Gilberto Gil, músico
Kleber Mendonça Filho, cineasta
Leonardo Boff, teólogo
Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista
Maria da Conceição Tavares, economista
Maria Victoria Benevides, socióloga
Marilena Chauí, filósofa
Paulo Sergio Pinheiro, cientista político
Raduan Nassar, escritor
Rogério Cezar de Cerqueira Leite, físico
Sebastião Salgado, fotógrafo