eleições 2016

PT elege candidato em primeiro turno em Rio Branco

Única capital onde o partido conseguiu vencer no primeiro turno, Rio Branco reelegeu Marcus Alexandre, com 54,78% dos votos

Facebook/Reprodução

Paulista de Ribeirão Preto, Marcus está no Acre desde 1999, onde sempre atuou na esfera pública

São Paulo – O maior colégio eleitoral do Acre, Rio Branco, reelegeu em primeiro turno o candidato Marcus Alexandre (PT). Foi a única capital onde o partido conseguiu se eleger em primeiro turno. Disputaram com ele Eliane Sinhasique (PMDB), Carlos Gomes (Rede) e Raimundo Vaz (PR). A vitória teve relação com uma boa avaliação da população de sua atual gestão.

A cidade de 377.057 habitantes conta com um eleitorado de 241.196 pessoas. O resultado seguiu tendência demonstrada pela última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira (30), que apontava Marcus com 60% das intenções, seguido por Eliane Sinhasique, com 29%, e Vaz com 7%. No fim da apuração, o petista ficou com 54,78%, acompanhado pela peemedebista, com 32,07%.

Paulista de Ribeirão Preto, Marcus está no Acre desde 1999, onde sempre atuou na esfera pública. Entre os cargos ocupados, estão o de secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável; chefe do Departamento de Planos, Programas, Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Estado de Planejamento; e diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre). A coligação que o reelegeu conta com 14 partidos, incluindo o PSB, que elegeu sua vice, Socorro Neri.

Já Eliane Sinhasique entrou na vida política em 2012, quando foi eleita vereadora de Rio Branco, cargo que exerceu até 2013. Atualmente ela cumpre mandato de deputada estadual. No pleito pela prefeitura, tem como vice Alysson Bestene (PP). Nascida em Guaíra, interior do Paraná, Eliane mudou-se para o Acre em 1976, com os pais agricultores. Formada em jornalismo, ganhou destaque no estado como locutora de um programa de rádio.

Raimundo Vaz concorreu ao cargo pela coligação O Futuro de Rio Branco é Agora, composta pelo PR / PSC / PSDB / SD / PTC / PEN. Ele tem como candidato a vice Francineudo Costa, do PSDB. Com 35 anos de experiência na vida pública, Vaz, que também é engenheiro e servidor público, concorreu em 2014 ao cargo de deputado federal pelo Acre, quando obteve 11.229 votos.

Já o assistente social e estudante de economia Carlos Gomes, 27 anos, tentou entrar na vida política concorrendo à prefeitura de Rio Branco pela Rede Sustentabilidade, tendo como candidato a vice Gabriel Santos, também da Rede.