Em Brasília

Temer diz que só serão nomeadas para estatais ‘pessoas com alta qualificação técnica’

Em pronunciamento de surpresa, presidente interino afirmou ter conversado 'com os lideres da Câmara sobre o tema' e não respondeu a perguntas de jornalistas

Beto Barata/PR

Temer: ‘Eventuais nomeados devem ser preferencialmente pertencente aos quadros das próprias empresas estatais’

São Paulo – Em pronunciamento de cerca de cinco minutos, o presidente interino, Michel Temer, afirmou na tarde de hoje (6) que tomou a iniciativa de “paralisar toda nomeação para diretoria ou presidência de estatal ou fundo de pensão enquanto não for aprovado o projeto que está na Câmara, já tendo sido aprovado pelo Senado”. Segundo ele, “só serão indicados ou nomeados pessoas com alta qualificação técnica, sem indicação de outra natureza que não seja a qualificação técnica”. Ele acrescentou que os eventuais nomeados devem ser “preferencialmente pertencente aos quadros das próprias empresas estatais”.

O interino afirmou que conversou ontem à noite com os lideres da Câmara sobre o tema. “Não é improvável que amanhã ou depois esta matéria já venha a ser aprovada. Estou dando ênfase a este fato porque, ao dizer que o objetivo das propostas era de limitar os gastos públicos, dissemos que este projeto teria o patrocínio do Executivo.”

Apesar do anúncio, após nomear o privatista Pedro Parente para a Petrobras, a estatal informou na manhã de hoje que o ex-presidente da petroleira britânica BG no Brasil Nelson Silva foi nomeado como consultor sênior de Estratégia da estatal.

Ele informou ainda que assinou hoje um decreto, que será publicado amanhã, em que determina que a “Aeronáutica mantenha permanentemente um avião no solo à disposição para o transporte de órgãos ou ainda se for para transportar o paciente para o local onde está o órgão ou o tecido”.

Ele esclareceu que “essa é uma deficiência” e que a iniciativa “leva em conta a ideia que saúde é vida”.

Temer disse que não responderia a questões de repórteres. “Hoje não haverá perguntas, mas quem sabe estabeleceremos uma formula de contato pelo menos mensal em que possamos dialogar mais longamente sobre temas que possam interessar à imprensa e ao país.”