análise

Para Vannuchi, ato por direitos em SP foi uma boa resposta à direita

Cientista político ressaltou a importância de ter 25 mil pessoas na Avenida Paulista protestando contra o golpismo e por reformas populares

mtst

Manifestação teve cobertura insignificante da mídia conservadora

São Paulo – O cientista político Paulo Vannuchi avalia que a manifestação ‘Contra a direita, por mais direitos’, realizada ontem (13), na Avenida Paulista, em São Paulo, foi uma boa resposta aos que pedem a volta da ditadura. Encabeçado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ato contou com a participação de 25 mil pessoas que protestaram por reformas e contra o golpismo. “Foi uma boa resposta para a direita entender que se quiser fazer manifestação de rua pedindo golpe, vai ter reação dessa maioria da população brasileira, trabalhadora, que não é da elite de coxinhas”, disse hoje, em seu comentário na Rádio Brasil Atual.

O líder nacional do MTST, Guilherme Boulos, afirmou que o ato teve objetivo de protestar contra as manifestações preconceituosas em relação aos nordestinos após o resultado da eleição presidencial. Segundo ele, os movimentos sociais e entidades sindicais estarão nas ruas para pressionar o governo para que faça as reformas política, agrária e urbana, e que promova a regulamentação da mídia.

Vannuchi complementou que a manifestação pedia por direitos populares, fazendo pressão sobre o governo Dilma Rousseff no sentido de que avance nas causas do movimentos. “O Aécio (Neves, do PSDB) foi candidato da direita, receptáculo natural de todo esse sentimento de gente que não quer pobres e nordestinos convivendo nos Jardins, no aeroportos dos aviões de carreira”, concluiu.

Ouça o comentário completo na Rádio Brasil Atual: