ciberterrorismo

Hackers contra a Copa do Mundo derrubam páginas oficiais na internet

Operação Copa do Mundo, ou #opWorldCup, como está sendo chamada nas redes, segue mesmo padrão de ataques do grupo Anonymous; até as 14h, oito páginas haviam sido atingidas

Mensagem deixada por hackers na página da prefeitura de São Bento, no Maranhão

São Paulo – Hackers alinhados aos grupos que convocam atos contra a realização da Copa do Mundo no Brasil deflagraram na tarde de hoje (11), véspera do início do torneio, um ataque coordenado a páginas de órgãos oficiais municipais, estaduais e federais. Até as 14h, oito páginas haviam sido retiradas do ar (as mensagens apresentadas são de “erro 404”, quando uma página é inexistente, e de erro ao conectar ao banco de dados do servidor) ou tiveram sua exibição alterada. O hack no site da prefeitura de São Bento, no Maranhão, foi o único a ser “assinado” pelos autores, autoidentificados como “DK Brazil Hackteam”.

As páginas atacadas foram: worldcup2014.gov.br, procon.sp.gov.br, ppiassistencial.saude.mg.gov.br, www.mt.gov.br/copa-fifa-2014, dengue.saude.mg.gov.br, observatoriodecustos.saude.mg.gov.br, prestacaocontas.saude.mg.gov.br, saobento.ma.gov.br e Indaial.sc.gov.br, de acordo com lista postada pelo ato “não vai ter Copa” em sua página do Facebook.

O método dos hackers é similar ao utilizado pelo grupo Anonymous, que, em 2011 e 2012, realizou uma série de ataques a páginas oficiais brasileiras em protesto contra o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT). Em junho deste ano, registros obtidos por um site norte-americano de notícias revelou que os ataques foram liderados por um hacker do FBI (Agência Federal de Investigação do governo estadunidense, na sigla em inglês).