Secretários de Kassab e de Haddad se reúnem em SP para começar transição

Titulares das pastas de Governo, Negócios Jurídicos, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e futuros secretários começam a passagem do bastão entre o governo do PSD e do PT

São Paulo – Quatro dos cinco indicados pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para assumir secretarias em seu governo se reuniram hoje (13) com os atuais ocupantes dos cargos para começar o processo de transição. Os futuros titulares de Governo, Antonio Donato, de Planejamento, Leda Paulani, de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, e de Negócios Jurídicos, Luís Fernando Massonetto, iniciaram o trabalho um dia depois de serem oficializados por Haddad. Marcos Cruz, indicado para assumir a Secretaria de Finanças, não participou por estar em viagem.

A reunião foi feita no final da tarde no gabinete do prefeito Gilberto Kassab (PSD), somente com a presença dos secretários e assessores, e serviu para formalizar apresentações e dar início ao processo de transição da prefeitura. Os atuais ocupantes das pastas são Nelson de Almeida Prado (Governo), Rubens Chammas (Planejamento), Miguel Luiz Bucalem (Desenvolvimento Urbano) e Claudio Lembo (Negócios Jurídicos).

Em entrevista ontem após o anúncio dos cinco primeiros secretários indicados para seu governo, Haddad afirmou que seu principal objetivo em definir as nomeações do núcleo principal de colaboradores foi garantir o maior tempo possível para que eles tomem pé da situação nos cargos que vão ocupar a partir de 1º de janeiro de 2013.

Na parte da manhã o prefeito eleito se reuniu com os deputados do PT na Assembleia Legislativa. A reunião foi feita no 5º andar do prédio da Caixa Econômica Federal na praça da Sé, no centro da cidade. A reunião com os deputados é a última da agenda parlamentar de Haddad em seu período de transição. Ele já se reuniu com os vereadores da bancada do PT na Câmara de São Paulo (dia 7) e com os deputados federais do partido (dia 12).

Futuros nomes

A expectativa agora recai sobre os novos anúncios de nomes que vão compor o secretariado de Haddad. Depois da divulgação dos ocupantes das pastas consideradas por ele como secretarias-meio, da qual todas as outras dependem, os novos titulares vão contemplar indicações de outros partidos que fizeram parte de sua base de aliados na campanha eleitoral e novos aliados na busca por uma base de apoio no Legislativo, como os do bloco formado por PSD, PV e PSB.

Haddad já disse que manteve conversas com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, interlocutor formal do PP nas negociações sobre o secretariado paulistano e que espera uma indicação do partido.

Responsável pelas negociações para tentar garantir o apoio da maioria dos vereaodores aos projetos de Haddad para o próximo ano, o futuro secretário de Governo, Antonio Donato, tem até o final do próximo mês para costurar os acordos com as lideranças dos partidos.

Terceira maior bancada do Legislativo paulistano com sete vereadores eleitos, o PSD de Gilberto Kassab dobrou de tamanho com a formação de um bloco com o PSB (três eleitos) e o PV (quatro eleitos) e, sob orientação de Kassab, tem se mostrado um aliado de primeira hora de Haddad logo após o anúncio oficial da vitória do petista em São Paulo.

Kassab ontem jantou com a presidenta Dilma Rousseff (PT) de olho em participar da aliança para as eleições de 2014 e hoje anunciou que seria uma honra que seu partido integre um ministério no governo federal. Na bancada paulistana a opinião é que os reflexos dos passos do atual prefeito em direção a Dilma devem dar o tom da caminhada do partido com Haddad em São Paulo.