Lula brinca com Felipão e diz que Corinthians superou ‘síndrome de Bush’

'Seguramente ele não vai fazer o Brasil cair. Não tem segunda divisão na Copa', ironizou o ex-presidente ao falar sobre o novo técnico da seleção, que dirigia o Palmeiras, rebaixado este ano

Lula afirmou que o Corinthians venceu o Chelsea porque não entrou de cabeça baixa (Foto: Ricardo Stuckert. Instituto Lula)

São Bernardo do Campo – Em meio a discursos, alguns inflamados, sobre mídia e Judiciário, durante a posse do novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, sobrou espaço para o futebol. Não foram poucos os que vestiam camisa do Corinthians, que no último domingo conquistou o título mundial interclubes. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é corintiano, assim como Rafael, que recebeu simbolicamente o cargo das mãos do palmeirense Sérgio Nobre, sob os olhares do secretário-geral do sindicato, o santista Wagner Santana, e do presidente nacional da CUT, o são-paulino Vagner Freitas. O ato terminou justamente com a execução do hino corintiano.

No começo de seu pronunciamento de mais de 40 minutos, Lula ironizou ao dizer que o novo técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, estava “de bom tamanho”. Para arrematar: “Seguramente ele não vai fazer o Brasil cair. Não tem segunda divisão na Copa”. Até pouco tempo atrás, Felipão foi técnico do Palmeiras, que este ano terminou rebaixado para a série B do campeonato brasileiro.

Sobre a vitória do Corinthians contra o inglês Chelsea, o ex-presidente recorreu a mais de suas analogias, citando o dia em que, como presidente, foi à Casa Branca, sede do governo do Estados Unidos, para uma audiência com George W. Bush. “Ele só falava de terrorismo. Disse a ele: tenho um inimigo no Brasil chamado pobreza, e a minha guerra é contra a pobreza.” Ao dizer que decidiu entrar na Casa Branca “de cabeça erguida”, Lula afirmou que “muita gente achava que o Corinthians não tinha condições de ganhar do Chelsea” e contou ter ouvido de um governador que o time brasileiro começou o jogo “com síndrome daquela primeira reunião com o Bush”, inibido. “O Santos (contra o Barcelona, em 2011) entrou de cabeça baixa, já derrotado.” Perdeu de 4 a 0.