Ex-presidente Lula reage bem à segunda fase de tratamento contra câncer

São Paulo – A segunda fase do tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra um câncer na laringe teve bom início. Nesta segunda-feira (21), ele se apresentou aos […]

São Paulo – A segunda fase do tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra um câncer na laringe teve bom início. Nesta segunda-feira (21), ele se apresentou aos médicos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para dar sequência à quimioterapia iniciada em outubro.

“Essa segunda sessão do tratamento acontece sem nenhuma intercorrência e o paciente encontra-se bem”, informa comunicado divulgado na tarde de segunda pela equipe médica comandada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski.

Segundo a assessoria do hospital, Lula permanecerá internado até a terça-feira (22) para que se possa acompanhar os efeitos da medicação nas primeiras horas, e a expectativa é de que deixe o hospital no mesmo dia.

Os médicos projetam realizar ainda neste ano uma terceira sessão de quimioterapia, e nas próximas semanas será feita uma avaliação sobre os efeitos do tratamento. Caso se detecte que o tumor não regrediu, será necessário fazer uma cirurgia. Se, pelo contrário, o organismo de Lula responder bem aos remédios, ele passará por tratamento de radioterapia no começo de 2012.

Lula, de 66 anos, teve a doença diagnosticada no fim de outubro, e internou-se poucos dias depois para dar início ao tratamento. Desde então, cancelou a agenda de atividades políticas, que têm se resumido a alguns encontros no apartamento onde vive, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, região metropolitana de São Paulo. Na última semana, o ex-presidente decidiu se antecipar aos efeitos da medicação e raspou o cabelo e a barba.