Cadastro via internet vai ampliar organização de catadores

Tecnologia da informação vai reforçar a organização dos catadores. Informações geradas vão subsidiar ações de inclusão social

Sistema aproveita recursos de mapas on-line para saber onde estão e quem são os catadores de materiais recicláveis no Brasil (Foto: Divulgação)

Um cadastro via internet é a aposta do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) para promover e interagir com cooperativas e trabalhadores do setor. O sistema funciona desde o dia 4 deste mês e promete avanços nos próximos anos.

O cadastro on-line vai permitir à coordenação do MNCR interagir e conhecer o perfil das cooperativas de catadores de todo país, afirmou o coordenador de comunicação da instituição Davi Amorim, em entrevista à Rede Brasil Atual.

Na fase inicial do sistema, cooperativas e catadores vão se cadastrar, informando número de filhos, escolaridade e contribuição à previdência, por exemplo. A partir desses dados, o movimento pretende subsidiar discussões de políticas públicas e na luta por inclusão social. “Vamos ter um mapa com a localização exata das cooperativas e um perfil dos catadores e de suas necessidades”, destacou Amorim.

Uma nova versão do cadastro deve estar pronta no início de 2010 com novas ferramentas que vão possibilitar saber quais materiais e o volume recolhido em cada cooperativa e a melhor destinação comercial.

De acordo com o representante do movimento, os futuros avanços no sistema vão permitir à organização de catadores ir bem mais longe: “Vamos interagir com as redes de comercialização de catadores, além disso o sistema vai facilitar negociarmos com as indústrias”.

De acordo com Amorim, no mínimo 40 mil catadores e 600 cooperativas devem ser cadastrados pelo novo sistema.