Você está aqui: Página Inicial / Saúde e Ciência / 2009 / 08 / Influenza A é responsável por 60% dos casos de gripe, diz Temporão

Influenza A é responsável por 60% dos casos de gripe, diz Temporão

Ministro da Saúde garante que o sistema público de saúde está preparado para o aumento de casos
por Isabela Vieira publicado , última modificação 03/08/2009 14h11
Ministro da Saúde garante que o sistema público de saúde está preparado para o aumento de casos

Ministro da Saúde, José Temporão: exigência de testes é absurdo (Foto: Elza Fiúza/ABr)

Brasília - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta segunda-feira que embora cause menos mortes do que a gripe comum, a influenza A (H1N1) – gripe A – representa 60% dos casos de gripe no país.

Segundo Temporão, nos próximos dias há uma tendência “natural” de aumento no número de casos. “O vírus está se disseminando”, disse. Mas ele garantiu que o sistema público de saúde está bem preparado, inclusive com estoque adequado de medicamento.

O ministro também explicou que com a disseminação da doença e com a semelhança nos sintomas e no tratamento, a exigência de testes para diferenciar as gripes é desnecessária.

“Esse [exigir o exame] é outro disparate [o primeiro é o uso indiscriminado do medicamento Tamiflu]. Nenhum país está mais fazendo isso. É uma medida irresponsável do ponto de vista de gasto e impossível, do ponto de vista logístico. Só tem uma empresa que fabrica o kit no mundo e ela não tem sequer condições de oferecê-lo a todos os governos.”


Fonte: Agência Brasil