Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 03 / Regras para concessão de ferrovias foram bem recebidas pelos investidores, diz Bernardo Figueiredo

Regras para concessão de ferrovias foram bem recebidas pelos investidores, diz Bernardo Figueiredo

por Sabrina Craide, da Agência Brasil publicado 20/03/2013 19h39, última modificação 20/03/2013 19h39

Brasília – O modelo de concessão de ferrovias apresentado pelo governo foi bem recebido pelos investidores do setor, disse hoje (20) o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, ao chegar para audiência pública da comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 595, a chamada MP dos Portos. “Todos os investidores com quem eu já conversei gostaram do edital”, declarou,

Figueiredo explicou que o modelo do edital previsto pelo governo, no qual a Valec compra toda a capacidade de operação, tem como objetivo possibilitar um preço de acesso mais competitivo e atrair um maior número de investidores.

“O risco de demanda é importante porque permite formar um preço mais competitivo para o mercado. Se a gente for passar o risco de demanda para o investidor, ele vai ser conservador e colocará o preço lá em cima. Então a ferrovia não gera os efeitos esperados”. Segundo Figueiredo, serão feitas reuniões com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para debater os detalhes do edital.

De acordo com as regras do edital para a ferrovia entre Açailândia (MA) e Porto de Vila do Conde, em Belém (PA), que servirá como modelo para outros leilões, o governo deverá antecipar para as empresas vencedoras dos leilões 15% do investimento previsto para a obra. O modelo também prevê uma parceria público-privada, na qual o governo concede à iniciativa privada, por meio de licitação, a construção da ferrovia, e depois compra a capacidade de operação.

O Programa de Investimentos em Logística prevê investimentos de R$ 91 bilhões para a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias.

registrado em: ,