Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2011 / 03 / Operadoras poderão habilitar em São Paulo novos números de celulares iniciados com o dígito 5

Operadoras poderão habilitar em São Paulo novos números de celulares iniciados com o dígito 5

por Sabrina Craide publicado 23/03/2011 15h31, última modificação 23/03/2011 15h48

Brasília – Com o objetivo de aumentar a capacidade de numeração da telefonia móvel em São Paulo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou as operadoras do setor a comercializar novas linhas com prefixos iniciados pelo dígito 5, a partir do dia 4 de abril. De acordo com a Anatel, a medida poderá resultar em até 6,9 milhões de novos números para o serviço móvel na área com DDD 11.

Atualmente, a capacidade de numeração do serviço móvel nessa região é de 37 milhões. Com a adição dos prefixos iniciados pelo dígito 5, aumentará para 43,9 milhões. Em janeiro de 2011, a área 11 englobava mais de 28 milhões de assinantes na telefonia móvel.

Os números iniciados pelo dígito 5 são adotados atualmente para telefones fixos e serão compartilhados com aparelhos móveis. Quando realizada uma chamada para um celular dessa série, as operadoras deverão informar se é uma ligação para telefone móvel por meio da mensagem "chamada para celular".

Esse compartilhamento vai durar até que seja implementada a ampliação em um dígito no número dos telefones celulares, prevista para ocorrer até o final de 2012. 

Fonte: Agência Brasil