BC prevê crescimento de 5,8% no PIB e inflação de 5,2%

Projeção para a expansão da economia em 2010 supera a da Fazenda

São Paulo – O Banco Central revisou de 4,6% para 5,2% a sua projeção para a inflação deste ano, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quarta-feira (31). No documento, o BC estima em 5,8% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, acima da projeção do Ministério da Fazenda (5,2%).

“A partir do segundo trimestre de 2009, o nível da atividade da economia – impulsionado pela retomada da demanda interna, pela restauração do acesso ao crédito e distensão das condições financeiras, pelas medidas temporárias de renúncia fiscal do governo federal e, na segunda metade do ano, pela intensificação dos investimentos – passou a registrar recuperação progressiva, expressa nos aumentos respectivos de 1,4%, 1,7% e 2% assinalados pelo PIB nos trimestres finalizados em junho, setembro e dezembro”, diz o BC.

No relatório, a autoridade monetária também comenta a recuperação do mercado de trabalho. “A taxa média de desemprego, medida pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, atingiu 7,1% no trimestre encerrado em janeiro – menor nível para o período desde o inicio da pesquisa, em março de 2002, ante 7,8% no trimestre encerrado em outubro e 7,5% em igual período de 2009”, afirma o BC, destacando ainda o desempenho do emprego formal. “Nesse sentido, contrastando com a eliminação de 92,6 mil postos de trabalho assinalada nos dois primeiros meses de 2009, foram gerados 390,8 mil empregos formais no primeiro bimestre de 2010, melhor resultado para o período desde o início da série.”

Leia também

Últimas notícias