Químicos de São Paulo defendem liberação de sacolas plásticas no comércio

Cerca de 100 trabalhadores da indústria química de São Paulo protestaram nesta quinta-feira (15) a favor da liberação do uso de sacolas plásticas na cidade. O ato foi promovido na […]

Cerca de 100 trabalhadores da indústria química de São Paulo protestaram nesta quinta-feira (15) a favor da liberação do uso de sacolas plásticas na cidade. O ato foi promovido na praça Victor Civita, em frente ao Museu Aberto da Sustentabilidade, em Pinheiros, zona oeste da capital.

O Sindicato dos Químicos de São Paulo realiza manifestações do gênero desde que a lei que proíbe o uso das sacolas plásticas foi sancionada, em maio, pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD). A lei entraria em vigor em 1º de janeiro, mas em novembro o Tribunal de Justiça decidiu, suspendê-la, atendendo pedido de representantes da indústria de material plástico.

Os trabalhadores entendem que a proibição do uso das sacolas pode causar desemprego no setor. Além disso, supermercados lucrariam com a venda de sacolas, em vez de distribui-las aos consumidores. Eles ainda lembram que as sacolas plásticas podem ser recicladas e que a maioria das pessoas que defendem seu banimento não tem conhecimento dessa informação.