Instrumentos musicais antigos são tema de ciclo de eventos no Sesc em SP

Famílias das cordas está entre mais representativas da música, desde os tempos mais antigos e terá exemplares expostos pelo Sesc (sescsp.org.br/divulgação) De 18 de outubro a 27 de novembro, o […]

Famílias das cordas está entre mais representativas da música, desde os tempos mais antigos e terá exemplares expostos pelo Sesc (sescsp.org.br/divulgação)

De 18 de outubro a 27 de novembro, o Sesc Carmo, em São Paulo, presta uma homenagem à música medieval, renascentista e barroca com uma exposição de instrumentos musicais, concertos em igrejas da região central de São Paulo e conversas com especialistas em música do passado e luthiers.

Ocupando a área de convivência do Sesc, a exposição “Instrumentos da Música Antiga” conta com curadoria de Ernesto Ette e cenografia de Jefferson Duarte, e apresenta 22 instrumentos organizados em quatro famílias: cordas dedilhadas, cordas friccionadas, instrumentos de teclas e sopro. Entre os destaques, estão alaúde, guitarra barroca, viola da gamba, violino barroco, cravo aespineta, flauta doce Ganassi, viola de roda, serpentão e tromba marina. O visitante conseguirá ouvir o timbre de cada um deles.

Os concertos do projeto Sons das Igrejas do Centro serão realizados nos dias 16, às 13h, e 30, às 12h. No primeiro concerto, o conjunto Ensemble Kammerstyl tocará músicas de câmara dos séculos 17 e 18, na Igreja Santo Antonio, localizada na praça do Patriarca, rregião central. A segunda apresentação será comandada pelo Ensemble Nota Buonna, um conjunto formado por Mônica Lucas, Teresa Cristina Rodrigues e Sérgio de Carvalho, que conta com flauta doce, violoncelo e cravo, e é especializado no repertório do século 18. Denominada “A Família Bach”, ela acontecerá na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, localizada na rua do Carmo, 202.

Também haverá conversas abertas ao público com Paulo Freitas, especialista em instrumentos de cordas dedilhadas; Clara Sawada, violinista de música barroca; Roberto Holz, luthier, que explicará a construção de instrumentos de sopro como flauta, chalumeau e Krummhorn; Cesar Guidini, luthier que mostrará instrumentos de teclas da música antiga; o cravista Delphim Rezende Porto; e a flautista Nathalia Domingos.

Serviço
Exposição “Instrumentos de Música Antiga” – de 18/10 a 27/11. Grátis
Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147. T: (11) 3111-7000
Mais informações em www.sescsp.org.br

[email protected]