Filme que mostra uso da internet para promover mudanças tem exibição em São Paulo

(Imagem: divulgação) São Paulo sedia nesta quarta-feira (24) à noite a exibição de “10 táticas para transformar informação em ação”, filme que destaca o uso das redes sociais em transformações […]

(Imagem: divulgação)

São Paulo sedia nesta quarta-feira (24) à noite a exibição de “10 táticas para transformar informação em ação”, filme que destaca o uso das redes sociais em transformações positivas. A produção conta casos de 25 ativistas de todo o mundo que têm usado informações e tecnologias digitas na criação de mudanças.

Um dos exemplos narrados em “10 táticas” é o de Noha Atef, cujo blogue TortureinEgypt.net levou à libertação de prisioneiros inocentes no Egito. Da Índia vem a história de Dina Menezes, integrante de um grupo que utilizou as redes sociais para conseguir doadores de sangue e outras ajudas a hospitais durante ataques terroristas em Mumbai.

“A tecnologia e as mídias sociais revolucionaram a comunicação e a maneira de criar campanhas por causas locais ou globais. Podemos ver o poder dessa nova forma de comunicação na maneira como se acenderam os holofotes para a opressão sofrida pela população do Iraque e da Birmânia, recentemente, o que fez pressão nos governos daqueles países”, afirma Stephane Hankey, co-fundadora da ONG Tactical Technology Colletive, realizadora do filme.

O evento próximo ao metrô Marechal Deodoro tem, além da projeção, um debate com o ativista Sérgio Amadeu, o presidente do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Cláudio Prado, e o jornalista Rodrigo Savazoni.

Para quem estiver em outras partes do país ou não puder comparecer ao evento, “10 táticas para transformar informação em ação” está disponível em inglês nesta página e a versão com legendas em português poderá ser baixada nos próximos dias.

A seguir, as dez táticas sugeridas no filme para transformar informação em ação:

1. Mobilize pessoas
2. Testemunhe e grave
3. Visualize sua mensagem
4. Amplifique histórias pessoais
5. Adicione humor
6. Investigue e exponha
7. Saiba trabalhar dados complexos
8. Use a inteligência coletiva
9. Permita que as pessoas façam perguntas
10. Administre seus contatos

Serviço:
Exibição do filme “10 táticas para transformar informação em ação”
24 de fevereiro de 2010 às 20h 
Casa da Cultura Digital – Rua Vitorino Carmilo, 459
Próximo ao metrô Marechal Deodoro, São Paulo (SP)
Entrada gratuita

Informações do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital.