São Paulo abriga nova edição da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

El Muégano Teatro, do Equador, abre mostra de trabalhos da América Latina, em oitava edição de evento sobre teatro de grupo no continente (©divulgação) De terça-feira (16) a domingo (21), […]

El Muégano Teatro, do Equador, abre mostra de trabalhos da América Latina, em oitava edição de evento sobre teatro de grupo no continente (©divulgação)

De terça-feira (16) a domingo (21), o Centro Cultural São Paulo será palco de onze atrações teatrais da América Latina, somando mais de 100 artistas, que paralelamente realizarão uma série de atividades gratuitas. Trata-se da 8ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realizada pela Cooperativa Paulista de Teatro e pelo Instituto Internacional de Teatro da UNESCO no Brasil (ITI-Brasil).

A abertura ficará por conta do grupo El Muégano Teatro, do Equador, com seu Karaokê, que é uma alegoria de uma cidade-estado. Outras atrações são Argos Teatro, de Cuba, retratando o submundo da capital Havana na peça Talco – Un Drama de Tocador; e Centro de Experimentación Escénica (CEXES), da Bolívia, com Halcon de Oro – Q’orihuama.

Entre os brasileiros, destacam-se o carioca Nós do Morro, com Bandeira de Retalhos, a respeito da resistência da comunidade do Morro do Vidigal à tentativa do governo de expulsar a população; e o Grupo de Teatro Invertido, de Belo Horizonte, com Os Ancestrais.

Também haverá atividades paralelas como o encontro do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO, no qual serão debatidos os rumos do teatro na América Latina e a possibilidade de o Brasil sediar o 34º Congresso Mundial do ITI, em 2014. Estão programadas palestras a respeito dos processos criativos, em que as companhias explicarão suas técnicas, exercícios teatrais e cenas/canções de outros trabalhos. Outras atrações serão exposição de fotos, material gráfico, de imprensa e vídeos das edições antreiores; uma banda com diversas publicações teatrais; e o jornal “Latino-Americano”, que durante o encontro, trará artigos, entrevistas e reportagens.

Programação
16/4 (terça-feira), às 20h – Karaokê La Orquestra Vacia – El Muégano Teatro (Equador)
17/4 (quarta-feira), às 11h – A Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru – Mamulengo da Folia (Brasil)
17/4 (quarta-feira), às 21h – Coraje II – Cia Taller de Otra Cosa (Porto Rico)
17/4 (quarta-feira), às 21h – Flor de Macambira – Coletivo Teatral SerTão Teatro (Brasil)
18/4 (quinta-feira), às 21h – Os Ancestrais – Teatro Invertido (Brasil)
18/4 (quinta-feira), às 21h – Halcon de Oro – Q’orihuama – Centro de Experimentación Escénica (CEXES) (Peru)
19/4 (sexta-feira), às 21h – Cara de Cuero – Compañía Teatro Rabia (Chile)
19/4 (sexta-feira), às 21h – Alonso y Aguirre Perdidos en el Inframundo! – Compañía Nacional de Fósforos (Argentina)
20/4 (sábado), às 21h – Talco – Un Drama de Tocador – Argos Teatro (Cuba)
20/4 (sábado), às 21h – Bandeira de Retalhos – Grupo Nós do Morro (Brasil)
21/4 (domingo), às 18h – Ateliê voadOR Companhia de Teatro (Brasil)

Serviço
VIII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo

de 16/4 (terça) a 21/4 (domingo), das 11h às 21h. Grátis

Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000. Vergueiro. São Paulo/SP

T: (11) 3397-4005

[email protected]